A Secretaria Municipal de Obras executou, nesta terça-feira (7), a supressão de seis árvores em condições fitossanitárias ruins na Praça Acrísio Alvarenga, no Centro da cidade. A ação foi embasada por um laudo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que atestou a situação de doença das árvores e o risco iminente para os transeuntes.
No documento, o engenheiro agrônomo da SMDU afirma que as árvores são adultas, de médio e pequeno portes, com alturas variadas de 5 a 15 metros, “com troncos e galhos com sinais de ataque de pragas e doenças” e que apresentam “podridões de troncos, galhos e folhagens secas”. Por fim, considerando que o local possui movimento intenso, “essas árvores em ruim estado de conservação são consideradas como risco iminente, podendo cair sobre os usuários do local, principalmente em dias de chuvas e ventos fortes”.
A Praça Acrísio Alvarenga está em obras de revitalização. O projeto arquitetônico foi elaborado de forma que fossem preservadas as árvores do local, sendo necessárias as supressões apenas daquelas que já estavam mortas e apresentavam risco de queda.