O Governo Municipal ampliou os investimentos no Lar de Ozanam por meio de uma suplementação no termo de colaboração entre as entidades. O aditivo, no valor de R$ 85.798,29, foi confirmado pelo prefeito Marco Antônio Lage na manhã desta quarta-feira (20). O investimento será usado para contratação de pessoal para ajudar nas medidas de combate ao atual surto de coronavírus (covid-19) na instituição. A Prefeitura também forneceu ao Lar de Ozanam dois cilindros de oxigênio, além de disponibilizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), exames de tomografia computadorizada para todos os infectados.
O presidente da instituição de longa permanência, João Pereira Neto, explicou que devido à doença a entidade precisou reajustar a estrutura da casa: houve a mudança dos moradores contaminados para uma ala separada e a adaptação da mão de obra, que assistirá exclusivamente aos doentes de covid-19. Também foi montado um posto de enfermagem. A meta é conseguir parar a transmissão do vírus dentro do imóvel e recuperar aqueles infectados. Vinte e cinco internos foram contaminados.
O pedido de ajuda para contratação de pessoal foi apresentado pelo presidente do Lar de Ozanam ao prefeito Marco Antônio na segunda-feira (18), quando o chefe do Executivo visitou a instituição para entender o surto de Covid-19. Com a suplementação, a entidade poderá contratar quatro cuidadores de idosos, seis técnicos de enfermagem, dois auxiliares de serviços gerais, um cozinheiro, um auxiliar de cozinha e um psicólogo. Os contratos valerão por 90 dias.
“Infelizmente, o Lar de Ozanam foi acometido por este surto e prontamente nos mobilizamos para ajudar no que fosse possível para reforçar as medidas de enfrentamento. A Secretaria de Saúde já acompanhava a situação desde o início dos casos, mas percebemos que seria preciso ir além na adoção de ações para frear a proliferação da Covid-19 naquela casa. Sabemos bem da gravidade desse surto. Então, a orientação é colaborar naquilo que estiver ao nosso alcance para garantir um ambiente mais seguro aos idosos”, declarou o prefeito Marco Antônio Lage.
O termo de colaboração
O documento, vigente desde 2017, prevê a colaboração entre o Município e o Lar de Ozanam de Itabira em busca do desenvolvimento conjunto de ações e serviços de saúde e assistência social dentro da instituição. Por meio do termo de colaboração, é garantida a permanência de profissionais de saúde habilitados, para atendimento integral aos idosos residentes e assistidos pela entidade.
“Estivemos com o prefeito e o vice no Lar de Ozanam no início da semana e saímos de lá com a missão de ajudá-los a enfrentar essa situação grave que é o surto da Covid-19. Entendemos que era uma situação de emergência e estamos reforçando o repasse para que este pessoal ajude no enfrentamento dentro da nova estrutura que foi desenhada pela equipe técnica da instituição”, disse o secretário municipal de Assistência Social e gestor do termo de colaboração, Elson Alípio Júnior.
Como responsável pela administração do Lar de Ozanam, João Pereira Neto agradeceu ao prefeito pela parceria e atendimento às demandas da instituição. O presidente elogiou também o diálogo aberto com a Prefeitura e a iniciativa de Marco Antônio de tratar pessoalmente do assunto. “Com certeza, esse apoio próximo nos faz sentir mais amparado pelo município”, afirmou.