Covid-19, homenagens a centenários e nova identidade visual são temas da próxima reunião da Câmara

A comissão temporária especial da Câmara de Itabira liberou três projetos para votação na próxima terça-feira (9). A reunião ordinária acontecerá no Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, às 14h. Júber Madeira Gomes (PSDB – presidente), Marcelino Freitas Guedes (PSB – relator) e Sebastião Ferreira Leite (Patriota – vogal) se reuniram na tarde desta quinta-feira (4) para deliberar as matérias.

Coronavírus

De autoria do vereador Bernardo de Souza Rosa (Avante), o projeto de resolução n° 02/2021 cria a comissão especial parlamentar para assuntos relacionados ao coronavírus. A comissão será formada por três membros, a serem nomeados por portaria pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PTB).

Divulgação/Ascom CMI

“Como esse é um tema muito específico e, que demanda um cuidado maior, um acompanhamento de perto, entendemos por bem não tratar desse assunto na comissão de saúde. Queremos uma abordagem mais específica e próxima dos protocolos que são tratados pelo Poder Executivo na tentativa de minimizar os impactos e reflexos do coronavírus em Itabira”, declarou Bernardo Rosa.

O comitê deve estudar e acompanhar os debates e discussões a respeito dos trabalhos desenvolvidos no enfrentamento da Covid-19, sobretudo, os critérios adotados nas primeiras fases de vacinação.

Homenagens a centenários

Também será votado na semana que vem o projeto de lei n° 03/2021, que institui o ano de 2021 como “ano municipal do centenário do doutor Colombo Portocarrero de Alvarenga e do Dom Mário Teixeira Gurgel”. As homenagens são de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Comissão Temporária Especial – Câmara de Itabira – Divulgação/Ascom CMI

Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em 17 de junho de 1921,em Santa Maria de Itabira. Mudou-se para Itabira aos cinco anos. “Dr. Colombo, na sua lucidez invejável, ultrapassou os setenta anos de exercício da medicina. Como ele mesmo diz, em toda a sua carreira foi parteiro, ginecologista, pediatra, cardiologista, ortopedista, enfim, tudo, ou clínico geral. Não sabe quantas milhares de vidas salvou, mas afirma, conscientemente, que o paciente ajuda muito na tarefa de qualquer cura”, diz trecho da justificativa do projeto de lei.

Dom Mário Teixeira Gurgel foi nomeado como bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano em 18 de junho de 1971. Permaneceu no cargo até junho de 1996, quando transmite o báculo para Dom Lélis Lara. A partir de então, recebe o título de Bispo Emérito. Por mais dez anos, até seu falecimento, em 16 de setembro de 2006, permanece em Itabira, fato que revela a sua predileção e carinho pela cidade em que realizou grandes e inenarráveis obras.

Nova identidade visual

Ainda na próxima terça-feira (9) os vereadores votam o projeto de resolução n° 04/2021, que modifica a logomarca da Câmara Municipal de Itabira. “Modificar a identidade visual se faz necessário para alinhar a logomarca do órgão à sua nova gestão, buscando apresentar, esteticamente, para a população itabirana, a representação do novo mandato, sinalizado pelo lema “Um novo tempo, uma nova Câmara”, diz trecho da justificativa da matéria proposta pela mesa diretora.

Comissões temáticas

Segue sem definição a composição das comissões permanentes da Câmara Municipal de Itabira. Na tarde desta quinta-feira (4), os vereadores se reuniram na sala do presidente do Legislativo, Weverton Vetão, para discutir a formação das comissões. No entanto, não houve acordo e uma nova reunião será realizada na próxima semana.

Comissão Temporária Especial – Câmara de Itabira – Divulgação/Ascom CMI

Cada comissão é formada por um presidente, um relator, um vogal e três suplentes. Atualmente, a Câmara de Itabira possui 11 comissões: Defesa do Consumidor; Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Pública; Educação, Cultura, Desportos e Lazer; Finanças, Orçamento e Tomada de Contas; Legislação, Justiça e Redação; Política Urbana e Habitação; Saúde, Saneamento Básico e Meio Ambiente; Transporte Público e Sistema Viário; Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Agrário; Legislação Participativa; e Ética e Decoro Parlamentar.