A saga da COOGEMIG – 3ª parte

CLIQUE AQUI PARA LER A 2ª PARTE DA SÉRIE COOGEMIG

Mas com o tempo houve uma seleção natural e aqueles que o ambiente não permitia, retornavam para seus lugares de origem ou iam trabalhar em outros garimpos, fazendas, empresas da construção civil e etc. Para Nova Era, iniciou-se uma nova era, hotéis lotados, restaurantes do maior ao menor, supermercados, açougues, farmácias, postos de gasolina, casa de peças, lojas, etc, aqueceu o comércio local na sua totalidade, enraizando-se para o comércio de Itabira, João Monlevade e adjacências era um turbilhão de pessoas em polvorosa como um enxame de abelha à procura de local para se alojar.  Surge no meio deles a gíria dos garimpeiros CIEBEIRO: Vocabulário que se dá pessoas que faíscam no estéril/rejeito ou quando ganham ou compram carrinhos de xisto. Eles enchem uma caixa d’água e peneiram esses materiais, selecionando escórias de pedras e quando a área está produzindo, podem ter a felicidade de encontrar pedras pequenas que vão acumulando para serem vendidas aos SACOLEIROS: “Pedras encaminhadas a aqueles que ficam na currutela a espreita de encontrar com garimpeiro ou ciebeiros que tenham surrupiado pedra nos serviços ou tenham trabalhado no rejeito/estéril fica na informalidade e repassa para clientes pedristas ” ou turistas; NINJA: Aventureiro com conhecimento e experiência em escalar Shaft,  quando este não tem portão, normalmente a noite, adentram nos serviços munidos de ferramentas, lanternas e fazem escavações nas frentes do serviço, roubando as pedras por ali encontradas.

Somando para si um dinheiro para sua sobrevivência e normalmente suas esposas e filhos de garimpeiros são mais contumazes nesse trabalho que também é executado por aventureiros. No momento aguardamos a publicação da PLG no DOU a ser assinada pelo Dr. Vitor Hugo Froner Biccas, atual Diretor Geral da ANM, pois cumprimos todas as exigências da ANM e o parabenizando pelo seu grande legado junto a nossa comunidade garimpeira. Em 1999 me converti ao evangelho do Senhor Jesus, devido a dificuldades no garimpo, fui substituído no cargo de diretoria, mesmo de longe acompanhei o desenrolar das atividades. Nesse meu caminhar na obra do Senhor conheci Pastor Jeorge (cooperado) sobrinho de Jeorge “Turco” lapidário que conheci na década de 90 em Belo Horizonte que também é do ramo de pedras preciosas e vem somando com a gente experiência na área de mineração e também na parte burocrática da cooperativa. A Saga da Cooperativa me lembra muito uma passagem Bíblica em  JUÍSES: 6:  1 De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.

2 Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.

3 Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.

4 Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos.

5 Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la.

6 Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.

Comparando  com Saga da Cooperativa , através de 3 tentativas de golpe e tirar as áreas do grupo que fundou com muita luta, dedicação e trabalho para concretizar o funcionamento dela, para que todos beneficiassem da riqueza que Deus deixou na terra. Mas o que se viu foi incompreensão, perseguição e ganância, uma total desvalorização do  nosso  grupo que estava na frente da batalha. Como na passagem bíblica tudo que era plantado o inimigo vinha e destruía sem misericórdia.

 

Juízes 6:12 a 16

 

12 Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”.

13 “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”.

14 O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?”

15 “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.”

16 “Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem”.

 

Mesmo nas maiores adversidades sempre Deus envia  pessoas, para que seja feita justiça è a mão forte Dele, tem todas as coisas sobre controle, visíveis e invisíveis.

 

,JUIZES 7:3 a 7

3 anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade”. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.

4 Mas o Senhor tornou a dizer a Gideão: “Ain­da há gente demais. Desça com eles à beira d’água, e eu separarei os que ficarão com você. Se eu disser: Este irá com você, ele irá; mas, se eu disser: Este não irá com você, ele não irá”.

5 Assim Gideão levou os homens à beira d’água, e o Senhor lhe disse: “Separe os que beberem a água lambendo-a como faz o cachorro, daqueles que se ajoelharem para beber”.

6 O número dos que lamberam a água levando-a com as mãos à boca foi de trezentos homens. Todos os demais se ajoelharam para beber.

7 O Senhor disse a Gideão: “Com os trezentos homens que lamberam a água livrarei vocês e entregarei os midianitas nas suas mãos. Mande para casa todos os outros homens”.
O acampamento de Midiã ficava abaixo deles, no vale.

 

 Deus escolhe poucos, para que o homem não tenha a soberba e  se vanglorie achando que pelo braço humano que se vence a batalha,  tem que entender que a honra e glória pertence a Ele somente, mais ninguém.

 

Juízes 7:19 a 22

 

19 Gideão e os cem homens que o acompanhavam chegaram aos postos avançados do acampamento pouco depois da meia-noite, assim que foram trocadas as sentinelas. Então tocaram as suas trombetas e quebraram os jarros que tinham nas mãos;

20 as três companhias tocaram as trombetas e despedaçaram os jarros. Empunhando as tochas com a mão esquerda e as trombetas com a direita, gritaram: “À espada, pelo Senhor e por Gideão!”

21 Cada homem mantinha a sua posição em torno do acampamento, e todos os midianitas fugiam correndo e gritando.

22 Quando as trezentas trombetas soaram, o Senhor fez que em todo o acampamento os homens se voltassem uns contra os outros com as suas espadas. Mas muitos fugiram para Bete-Sita, na direção de Zererá, até a fronteira de Abel-Meolá, perto de Tabate.
Foram, pois, convocados todos os homens de Efraim, e eles ocuparam as águas do Jordão até Bete-Bara.

 

 

O ETERNO CRIADOR manifesta o seu poder, com a mão forte demonstra que Ele é justiça, mesmo sendo o mais fraco, Ele entra na batalha e não existe, poder, dinheiro e injustiça, que venha prevalecer, hoje entendo o único dono de tudo  é o Criador, através do seu Filho que veio para nos libertar de toda opressão onde foi dado todo poder nos céus e na terra: JESUS: o Príncipe da Paz, Advogado, Juiz, O Leão da Tribo de Judá, A Resplandecente Estrela da Manha, Pastor e Bispo das Almas, Pão Vivo, Luz do Mundo, Salvador, Pão da Vida, Filho do Deus Vivo, Conselheiro, Santo de Israel, Rei dos reis, Alfa e Ômega, Mestre, Profeta, Pedra Angular, Fonte de Águas Vivas, Rocha, O Caminho a Verdade e a Vida, A Imagem De Deus Invisível, Eu Sou,   Senhor dos Exércitos etc….

Almir Lott Duarte