Após nota de repúdio da Amepi, Cemig fará reunião com prefeitos

Após envio de uma nota de repúdio da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a empresa, agora, manifesta interesse em se reunir com os prefeitos da região. A informação é do presidente da associação, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla. Segundo ele, o encontro será na próxima assembleia de prefeitos no dia 25 de junho.

Presidente da Amepi e Consmepi, Fernando Rolla, cobra reunião com Cemig

A nota foi enviada em virtude do não comparecimento de representantes da companhia em assembleia de prefeitos em maio, quando seriam apresentadas demandas referentes à iluminação pública nos municípios. O documento também tem assinatura do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (CONSMEPI) e apoio das instituições parceiras: Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos (CPGRS),  Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Rio Piracicaba (CISMEPI),  Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI) e pelo  Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI).

Segundo o presidente, a nota de repúdio, enviada também para o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus e demais deputados que representam a região, impactou a Cemig. “Eles entraram em contato conosco e alegaram que houve um grande mal entendido. Um encontro está previsto para a assembleia que acontece na última sexta-feira deste mês”, destacou Fernando.

A nota

A ausência de representantes da Cemig causou mal estar entre os chefes do Executivo da região. Durante a assembleia da entidade, no dia 28 de maio, a secretária-executiva, Christiane Linhares Valle, revelou que a concessionária havia sido chamada para o encontro de prefeitos. O setor de relacionamentos responderia às demandas dos municípios da região sobre os serviços prestados pela empresa, como queixas por falta de energia, principalmente na zona rural, e pedidos por mais carga e expansão da iluminação pública.

No entanto, a Amepi só descobriu que os representantes da Cemig não viriam à reunião na sede da entidade, quando a secretária-executiva notou que eles estavam atrasados. Ao telefonar, a resposta foi que, simplesmente, não a Cemig enviaria representantes para o encontro, alegando que ele não seria produtivo. Os prefeitos consideraram “falta de respeito” da empresa com a associação que representa 400 mil cidadãos, nos 17 municípios da região. “Agora, no encontro, poderemos esclarecer todas essas questões e cobrar por mais melhorias para os nossos cidadãos”, disse o presidente Fernando Rolla.