Cartão-postal da cidade será entregue para a população totalmente restaurado e requalificado neste sábado
Após nove meses de obras de restauração, 5 milhões de investimentos, mais de 40 funcionários especializados envolvidos e mais de 10 metros cúbicos de madeira de lei substituídos, o centenário Bicame de Nova Lima, principal ponto turístico da cidade, é novamente entregue à população.
Com 200 metros de extensão que perpassam por todo o centro histórico da cidade, o antigo aqueduto do tempo da mineração do ouro é a principal referência na paisagem urbana de Nova Lima. Construído em 1890, o Bicame foi eleito em votação popular no ano de 2002 como o símbolo da cidade.
As obras restauraram mais de 43 montantes de madeira, as principais peças de sustentação do aqueduto, que receberam tratamento contra parasitas, lixamento, aplicação de primer e pintura de acabamento no duto metálico, com a troca de todos os tirantes. Outra ação que integrou a restauração foi o projeto Pintando Memórias, que revitaliza espaços abaixo do Bicame, em que artistas da cidade estão criando grafites e pinturas que retratam sua visão sobre os patrimônios históricos da cidade.
A solenidade de inauguração das obras de restauração ocorrerá neste sábado (29/06), a partir de 18h, ao lado do monumento, e contará com vasta programação cultural.
Serviço: Inauguração da restauração do Bicame
Dia: 29 de junho, sábado – 18h.
Local: Bicame – R. Domingos Rodrigues, 320 – Centro – Nova Lima.
Programação do evento: 18h – Show musical de Luis Agenor e Samuel Oliveira.
19h – Exibição de vídeos
19h30- Fala de autoridade
19h45 -Acender das Luzes
20h – Show de encerramento com a banda Dr. Ray-Blues e Jazz
Restauração e requalificação
Fruto da parceria entre a prefeitura de Nova Lima, AngloGold Ashanti, APPA – Cultura & Patrimônio e a ConstruPower, essa é a primeira grande restauração de toda sua estrutura, que contou com intervenções estruturais e estéticas em toda sua extensão.
Toda a obra foi realizada buscando o menor impacto possível, preservando sempre suas características e materiais originais. Foram substituídas peças de madeira inteiras, feito o tratamento dos elementos metálicos, remoção da pintura deteriorada, aplicação de novas pinturas, além da limpeza de todo seu entorno.
Com o passar dos anos, a estrutura do Bicame cedeu e teve uma pequena inclinação em seu eixo original. Para esse realinhamento, foi montado um complexo e inédito processo de realimento, utilizando um sistema de cabos de aço e esticadores. A operação inédita contou com a experiência e expertise de uma das grandes engenheiras estruturalistas do Brasil, a engenheira civil paulistana Heloísa Maringoni.
Um grande projeto
As obras de restauração contaram com muitas ações paralelas. Uma delas foi educativa, com o projeto que abordou questões imateriais ligadas ao Bicame. Batizado de “Nós, Vós, Eles”, a ação envolveu mais de mil alunos da comunidade escolar municipal.
A partir de conversas, jogos e visitas, os estudantes foram estimulados a pensar a memória construída e vivida socialmente em Nova Lima. Essa ação buscou trazer para os alunos o conceito de pertencimento e a ressignificação do que era apenas utilitário, para algo utilizado e revisto na construção social, com novos olhares e percepções do que integra o cenário da cidade e faz parte da vida comum dos moradores.
Para o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, “o Bicame é, sem dúvidas, um dos pontos urbanos mais simbólicos da paisagem de Nova Lima. A importância de se restaurar esse patrimônio histórico, que é tombado, está associada à constituição de uma memória coletiva e a valorização da identidade cultural da nossa cidade, que é muito rica. O Bicame é motivo de orgulho para todos os nova-limenses”.
Para Xavier Vieira, presidente da APPA – Cultura & Patrimônio, “a APPA é uma organização social sem fins lucrativos que tem expertise na promoção cultural e na restauração de patrimônios. Então estamos envolvidos nesse processo de restauração do Bicame desde o início, quando verificamos juntamente com a Prefeitura de Nova Lima e a AngloGold Ashanti, que era necessário restaurar e requalificar esse equipamento tão importante e representativo para toda a cidade. O resultado dessa parceria estamos vendo agora”.
Para o CEO da ConstruPower, Rommel Curzio, uma das maiores empresas de restauração do Brasil, “a Construpower se orgulha de concluir este projeto, no qual mais de 40 profissionais se dedicaram com paixão e determinação ao restauro completo do Bicame, equipamento histórico de Nova Lima. O restauro de um aqueduto dessa natureza é inédito no Brasil e para todos os nossos colaboradores símbolo de superação, determinação e entrega. Somos muito gratos à cidade de Nova Lima pelo integral apoio e acolhimento. Esperamos que com esta entrega sejam resgatados o orgulho e o pertencimento de todos integrantes da comunidade nova-limense”.