Diante de 12 casos de Covid-19 confirmados entre colaboradores da Câmara Municipal de Itabira, ações necessárias para conter a pandemia precisaram ser tomadas. Assim que foram diagnosticados os casos, todas as atividades foram suspensas. Em virtude da reclassificação do município de Itabira na Onda Roxa do plano Minas Consciente, os trabalhos presenciais permanecem suspensos até o dia 23 de março.
Na última quinta-feira (4), o prédio do Legislativo passou por desinfecção e um drive thru foi feito no estacionamento para que vereadores e servidores, inclusive terceirizados, fizessem teste para diagnosticar a doença. Cento e trinta e quatro pessoas foram testadas.
“Antes da testagem em massa, três colaboradores tiveram diagnóstico positivo de Covid-19. Posteriormente ao drive thru, mais nove pessoas testaram positivo. Alguns estão assintomáticos, ninguém precisou ser hospitalizado até o momento. Todos estão afastados de suas atividades para cumprir o isolamento social”, declarou o presidente da Casa, Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB).
Entre as 12 pessoas que testaram positivo para Covid-19 está o vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães. Ele está assintomático e cumpre quarentena em casa. “’A Câmara entrou em contato comigo falando que meu teste deu positivo. A partir desse momento liguei para as pessoas mais próximas e comuniquei o fato. Automaticamente, entrei em quarentena, estou em casa. Graças a Deus estou assintomático, não sinto nada. Não tenho tosse, febre, espirros. Da mesma forma que aconteceu comigo poderia acontecer com outra pessoa. Então, temos que estar atentos aos cuidados para evitar a Covid-19. Então, quero dizer que testei positivo, mas estou bem. Farei um novo teste para ter certeza que está tudo ok”, comentou Sidney do Salão.
Portaria 4.192
Entrou em vigor nesta terça-feira (9) a portaria número 4.192, assinada pelo presidente do Legislativo. O documento permanece válido até o dia 23 de março. Nesse período, o prédio da Câmara Municipal de Itabira permanece fechado, ficando restrito o acesso do público às dependências.
Os trabalhos serão exercidos de forma remota (home office), ficando dispensado o registro do ponto biométrico. As reuniões ordinárias, das comissões e extraordinárias serão realizadas de forma remota (videoconferência).
Os profissionais da limpeza, da portaria, vigias, motoristas e jardinagem poderão, excepcionalmente, trabalhar presencialmente em número mínimo e mediante escala a ser feita pelo diretor geral da Câmara.
Os atendimentos nos gabinetes dos vereadores também deverão ser feitos por meio remoto, seja através de reunião on-line, telefone, e-mail, WhatsApp, ou outro meio a critério dos parlamentares, desde que não sejam nas dependências do Legislativo e sejam atendidas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.
Excepcionalmente e pontualmente, será permitido aos vereadores, servidores e assessores parlamentares adentrar ao prédio da Câmara para retirada de algum documento e realização de serviços pontuais e inadiáveis que se fizerem necessários.
O protocolo de documentos à Câmara deverá ser dirigido à Secretaria Geral, na forma de arquivos no formato PDF, por meio do e-mail secretariageral@itabira.cam.
As atividades da Escola do Legislativo, do Posto de Identificação e os pregões presenciais, neste período, também permanecem temporariamente suspensos. Já a continuidade das obras de reforma do plenário ficam autorizadas.