Campanha de vacinação: A Poliomielite ainda é uma ameaça

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação para a atualização das cadernetas das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos até o dia 21/10. Os serviços de saúde estão envidando todos os esforços para que a vacina contra a paralisia infantil atinja a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (95%), única forma de garantir a segurança deste público. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica de Itabira.


De acordo com a SMS, a paralisia infantil ainda é a maior causa de deficiência física no mundo e pode ocasionar imobilidade ou enfraquecimento de braços, pernas ou ambos, levando a graves sequelas e alterações neurológicas. É importante ressaltar que a campanha é o período em que os serviços de saúde intensificam o chamamento. No entanto, as vacinas estão disponíveis o ano inteiro para pais e responsáveis prevenirem seus filhos de doenças graves.

A vacina contra a paralisia infantil é a forma eficiente, segura e comprovada de prevenção e erradicação da doença. A Campanha preconiza a aplicação do reforço, via oral, e está disponível em quantidade suficiente para todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que ainda não completaram o quadro vacinal e que todos os anos, durante as campanhas, têm que ser vacinadas.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacinação deveria ter sido encerrada em 30 de setembro, mas o Brasil não atingiu a meta de imunização – 95% – das crianças de 1 a menores de 5 anos definida pelo governo. Dados da plataforma de vacinação do Ministério da Saúde mostram que a cobertura vacinal no país, até o mês passado, era de 52%. Itabira também não atingiu a meta e registra, até o momento, 64,10% de cobertura.

“É necessário um esforço conjunto dos pais e dos serviços de saúde, para garantir que as crianças e jovens estejam protegidos. É responsabilidade nossa cuidar dos nossos, e é interesse de todos que nossos filhos cresçam saudáveis e perfeitos. Vacinar é um gesto muito simples e gratuito de garantir a prevenção para toda a vida” reforça Clarissa Lages, secretária municipal de Saúde.