CENIBRA capacita empregados em curso de direção preventiva

Muito se fala sobre a direção defensiva, mas para que o condutor chegue ao seu destino sem enfrentar riscos ou imprevistos, existe outro conceito essencial para manter a segurança no trânsito: a direção preventiva. O termo refere-se a um conjunto de ações que o motorista pode praticar para melhorar o trânsito como um todo. Conhecimento, atenção, previsão e comportamento adequado são tão importantes quanto a habilidade e a ação.

Para reforçar a compreensão sobre a direção preventiva, a CENIBRA promoveu uma série de atividades que orientaram e sensibilizaram os observadores florestais a adotarem condutas responsáveis no trânsito, de modo que percebam o risco e protejam a vida.

O curso, que formou 56 profissionais, contou com carga horária de sete horas e foi elaborado para informar e chamar a atenção sobre a segurança no trânsito por meio de conceitos técnicos e mudança de comportamento. Foram apresentadas situações do cotidiano para que os participantes percebessem, na prática, a importância da mudança de comportamento para um trânsito mais seguro.

A palestra principal teve como tema “Acidentes ou situações evitáveis?”. O tema é relevante porque os dados comprovam que 95% dos chamados “acidentes”, na verdade, não são acidentes, mas sim situações evitáveis.

Sendo o trânsito um espaço de convivência social, o comportamento humano faz toda a diferença para evitar essas situações de conflitos.

Os observadores florestais também aprenderam sobre a importância da manutenção preventiva, os perigos e riscos das vias não pavimentadas e como colocar em prática a direção preventiva nesse tipo de via.

As aulas tiveram a participação de profissional especialista em Direção Preventiva, Engenharia de Segurança do Trabalho e Psicologia da Saúde Ocupacional. Para todos os empregados que utilizam veículo da Empresa, foi realizada uma live sobre o tema.

Boas práticas

Atitudes no trânsito que foram recomendadas nos treinamentos: manter uma distância segura; evitar freadas bruscas; tomar cuidado ao transitar em vias não pavimentadas; ser gentil no trânsito e praticar a cordialidade; não dirigir quando estiver com sono ou cansado; ter autocontrole.