Novo espaço foi inaugurado neste domingo, com festa dos moradores e torneios esportivos
O domingo foi de calor em Itabira, mas foi ainda mais fervoroso para os moradores do Alto Barbacena, no bairro Pedreira, com a inauguração do Centro de Esporte e Lazer Marielle Franco. O novo espaço dá vida e leva socialização a um local onde antes havia um depósito de lixo e abandono. A inauguração foi em clima de festa, com show, torneios esportivos, brincadeiras para as crianças, comidas e bebidas.
“Estamos entregando uma obra de alta qualidade. Uma quadra poliesportiva, acompanhada de um espaço de lazer e de entretenimento, para que crianças, jovens e adultos possam praticar esportes, confraternizar e levar uma vida em comunidade. Um equipamento que segue as diretrizes da política de esporte e lazer que estamos desenvolvendo em Itabira desde o início da gestão e que vai abrigar nossos projetos a partir de agora”, comentou a secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda.
O novo equipamento atende a uma antiga reivindicação dos moradores. Ainda em 2021, durante visita do prefeito Marco Antônio Lage e secretários municipais ao bairro Pedreira, a comunidade do Alto Barbacena já apresentava a proposta de ter um espaço esportivo no local. De lá para cá, o projeto foi desenvolvido em parceria com representantes do bairro, licitado e executado pela Prefeitura.
“A gente não tinha um lugar em que nossas crianças pudessem brincar ou passar parte do tempo. E por isso, muitas vezes, as crianças até tomavam outro rumo na vida. E agora, com essa quadra, a gente vai poder desenvolver várias atividades: futebol, capoeira e tantos outros. Estou muito feliz, porque este sonho nosso se tornou realidade”, afirma o líder comunitário Evandro da Consolação Santos (Dico).
“Um espaço que vai propiciar lazer e esporte para a criançada, jovens e adultos. É um espaço com uma bela iluminação, para que seja uma opção também para a noite, para os adultos também poderem usufruir desse equipamento. E para que o esporte ajude na formação desses meninos. Isso aqui que nós estamos fazendo é direito da comunidade, o que nós estamos fazendo é devolvendo à comunidade do Alto Barbacena o direito que lhes foi negado por vários e vários anos”, discursou o prefeito Marco Antônio Lage.