Centro de Tradições de Senhora do Carmo tem agenda cultural cheia e espera quase dois mil visitantes

O local foi reativado para acolher atividades culturais e que preservam a tradição do local

O distrito de Senhora do Carmo está movimentado neste mês de novembro. Com a reabertura do Centro de Tradições, a comunidade terá como opção uma agenda cultural e tradicional para aproveitar com a família nos próximos dias.

Neste sábado (12), acontecerá no local o I Encontro Amigos da Terra, um evento gratuito de confraternização realizado pelas Associações Comunitárias das comunidades rurais de Salgado e Campo Gordura. A partir das 20h, os participantes da festa poderão curtir os shows de Lucas e Elvis e Dinnei Rodrigues, além de barraquinhas. A iniciativa tem como objetivo arrecadar fundos para manter as associações.

Para os mais de 500 fiéis, no dia 20 de novembro, o distrito de Senhora do Carmo acolhe a Festa de Cristo Rei. Às 13h30 será a concentração no Centro de Tradições com saída da procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, onde acontecerá a missa às 15h. Serão 14 paróquias convidadas dos municípios de Itambé do Mato Dentro, São Sebastião, Passabém, Bom Jesus do Amparo, Santa Maria de Itabira, além de Itabira e os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.

A turma do Cres@Arte, projeto da Secretaria de Educação, estará no Centro de Tradições no dia 26, às 15h, para apresentações da Mostra dos Alunos do Fundamental I. Estarão presentes os estudantes das escolas municipais José Gomes Vieira, Antônio Camilo Alvim, Marina Bragança e Alfredo Sampaio.

Além disso, até o dia 6 de dezembro, o local conta com a exposição de indumentárias religiosas “Tecido do Céu”, com entrada gratuita e visitação de quarta a domingo, de 9h às 16h. A Biblioteca João Camillo de Oliveira Netto também está funcionando no Centro de Tradições com notebooks, impressoras, televisões e fones de ouvido. De acordo com o gestor do Centro de Tradições, César Ramos, a rotina de atividades torna o Centro de Tradições de Senhora do Carmo vivo, seja com manifestações culturais, religiosas, esportivas, dentre outras.

“A comunidade também tem aqui um local para turistas. Poucos distritos podem desfrutar de uma estrutura tão completa. Fazer com que o Centro de Tradições seja destacado será nosso desafio”, destacou César. Considerando a agenda cultural, segundo o gestor do Centro de Tradições, até dezembro aproximadamente duas mil pessoas passarão pelo local.