Home Notícias Contagem começa campanha contra o cerol, linha que mata motociclistas

Contagem começa campanha contra o cerol, linha que mata motociclistas

0
Contagem começa campanha contra o cerol, linha que mata motociclistas
Os ciclistas e motociclistas de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberão, a partir de hoje (segunda-feira 18) antenas de proteção às linhas de cerol e chilena. São ações que fazem parte da campanha Motociclista Antenado 2022 e têm como objetivo incentivar medidas de proteção que podem salvar vidas de motociclistas e ciclistas.
A ação da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (TransCon), acontecerá nas nove regionais do município até o dia 29 de julho, através de blitz. A Gerente de Educação para o Trânsito da TransCon, Fernanda Fajardo, comentou sobre a importância das atividades. “A ação é importante porque a gente atua na prevenção dos acidentes de forma direta, com os motociclistas e ciclistas saindo protegidos das nossas blitzes com a instalação das antenas. Não é só um bate-papo, mas uma orientação e uma distribuição de material”.
O cerol e linha chilena podem provocar acidentes fatais a motociclistas e ciclistas (foto: Leonardo Alvarenga/Divulgacao)

A expectativa é de que aproximadamente 100 motociclistas e ciclistas passem diariamente pelas ações em cada regional. O uso de antena corta-pipa é obrigatório para motociclistas, de acordo com o Artigo 139 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela protege a região do tórax e do pescoço – onde fica localizada a aorta, principal veia do corpo humano. A não utilização desse equipamento pode colocar em risco a vida de quem pilota, pois o deixa vulnerável a ser atingido pelas linhas cortantes.

De acordo com o Hospital João XXIII, em 2021 foram atendidos 26 casos graves de cortes causados por cerol ou linhas similares.

Com informações do Estado de Minas