Coronavírus: 136 mortes pela Covid-19 são registradas em 24h em Minas Gerais

Quantidade é a sexta mais elevado de março para cá e, com acréscimo, número de mortes ocorridas em Minas Gerais atingiu marca de 10.855, de acordo com balanço da SES

Número de mortes ocorridas em Minas Gerais atingiu marca de 10.855, de acordo com balanço da SES
Foto: Daniel de Cerqueira / O Tempo

Após um mês com registros diários de mortes pelo coronavírus inferiores a cem óbitos, o Estado de Minas Gerais tornou a detectar elevada quantidade de mortes provocadas por complicações da Covid-19 e, de acordo com balanço epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (16), 136 óbitos pela doença receberam confirmação nas últimas 24 horas – contadas a partir da manhã de terça-feira (15).

A maior parte dos registros refere-se a mortes ocorridas do início de dezembro para cá, mas também há óbitos no período de junho a novembro. Este, segundo análise feita a partir de estatísticas da plataforma Brasil.io, é o sexto maior índice de óbitos registrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no período de 24 horas, a partir de março – quando iniciou a pandemia de coronavírus em Minas Gerais. A média revela que foram em torno de cinco mortes registradas a cada hora de terça para esta manhã de quarta-feira.

O número de novos diagnósticos diários também está elevado no Estado e, segundo o levantamento, 4.472 casos entraram para a lista da Saúde no mesmo período de 24 horas – estima-se uma média de 186 a cada hora. Frente o acréscimo, elevou-se para 477.697 o número de mineiros que testaram positivo para a Covid-19 de março para cá. Esta é a décima vez no mês de dezembro que a Secretaria detecta um número de novos casos maior que 4.000 apenas de um dia para o outro. Aliás, foram mais de 61 mil novos casos apenas nos últimos 16 dias. Eram 416.335 no dia 30 de novembro.

Belo Horizonte é o município mineiro com maior concentração de moradores infectados e também de mortes pela doença. Até esta quarta-feira, eram 56.249 os residentes da capital mineira que testaram positivo para o coronavírus, e 1.751 os mortos em decorrência de complicações da Covid-19 na cidade.

Uberlândia detém situação parecida e mantém-se como segunda cidade de Minas Gerais com maior número de casos e também mais elevada quantidade de óbitos. O município do Triângulo Mineiro responde por 39.602 infectados, além de 725 mortes. A pandemia do coronavírus alcançou todas as localidades do Estado, entre elas Cedro do Abaeté que no domingo (13) registrou seus dois primeiros casos – após mais de nove meses de circulação do vírus na região.

Fonte: O TEMPO