Quantidade é a sexta mais elevado de março para cá e, com acréscimo, número de mortes ocorridas em Minas Gerais atingiu marca de 10.855, de acordo com balanço da SES

Foto: Daniel de Cerqueira / O Tempo
Após um mês com registros diários de mortes pelo coronavírus inferiores a cem óbitos, o Estado de Minas Gerais tornou a detectar elevada quantidade de mortes provocadas por complicações da Covid-19 e, de acordo com balanço epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde na quarta-feira (16), 136 óbitos pela doença receberam confirmação nas últimas 24 horas – contadas a partir da manhã de terça-feira (15).
A maior parte dos registros refere-se a mortes ocorridas do início de dezembro para cá, mas também há óbitos no período de junho a novembro. Este, segundo análise feita a partir de estatísticas da plataforma Brasil.io, é o sexto maior índice de óbitos registrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no período de 24 horas, a partir de março – quando iniciou a pandemia de coronavírus em Minas Gerais. A média revela que foram em torno de cinco mortes registradas a cada hora de terça para esta manhã de quarta-feira.
O número de novos diagnósticos diários também está elevado no Estado e, segundo o levantamento, 4.472 casos entraram para a lista da Saúde no mesmo período de 24 horas – estima-se uma média de 186 a cada hora. Frente o acréscimo, elevou-se para 477.697 o número de mineiros que testaram positivo para a Covid-19 de março para cá. Esta é a décima vez no mês de dezembro que a Secretaria detecta um número de novos casos maior que 4.000 apenas de um dia para o outro. Aliás, foram mais de 61 mil novos casos apenas nos últimos 16 dias. Eram 416.335 no dia 30 de novembro.
Belo Horizonte é o município mineiro com maior concentração de moradores infectados e também de mortes pela doença. Até esta quarta-feira, eram 56.249 os residentes da capital mineira que testaram positivo para o coronavírus, e 1.751 os mortos em decorrência de complicações da Covid-19 na cidade.
Uberlândia detém situação parecida e mantém-se como segunda cidade de Minas Gerais com maior número de casos e também mais elevada quantidade de óbitos. O município do Triângulo Mineiro responde por 39.602 infectados, além de 725 mortes. A pandemia do coronavírus alcançou todas as localidades do Estado, entre elas Cedro do Abaeté que no domingo (13) registrou seus dois primeiros casos – após mais de nove meses de circulação do vírus na região.
Fonte: O TEMPO