Número de infectados no Estado ultrapassa 453 mil, e 10.499 mortes pela doença foram registradas em menos de nove meses de pandemia na região
O décimo dia de dezembro, esta quinta-feira (10), trouxe consigo o maior número de diagnósticos recentes de coronavírus, detectados em um período de 24 horas, dos últimos cinco dias.
Balanço epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado à manhã revela que 4.484 testes receberam confirmação para Covid-19 apenas desde a manhã dessa quarta-feira (9) – esta é também a quinta vez no mês em que o número de diagnósticos da doença de um dia para o outro é maior que 4.000, o que pode indicar que dezembro tem concentrado elevados índices de transmissão do coronavírus.
Agora, com o acréscimo, o número total de infectados em Minas Gerais, do mês de março para cá, está em 453.364 – completaram-se nove meses da pandemia na última terça-feira (8). Indicadores referentes às mortes ligadas à Covid-19 no Estado também permanecem elevados e, apenas de terça-feira para hoje, entraram 154 óbitos para o relatório, sendo 70 deles registrados apenas nas últimas 24 horas. Aliás, foram 8.564 diagnosticados com a doença nos dois dias que se passaram.
Em relação às pessoas infectadas, o documento do Estado aponta que 31.484 permanecem sob acompanhamento, enquanto outras aproximadamente 411 mil são dadas como recuperadas – assim se classificam os casos nos quais os pacientes receberam alta hospitalar ou cumpriram o isolamento domiciliar de dez dias e estão há mais de 72 horas sem quaisquer sintomas da doença.
O número total de mineiros adoecidos, maior que 453 mil, divide-se em 852 municípios, sendo que apenas Cedro do Abaeté permanece sem registros de Covid-19 até esta manhã de quinta-feira – trata-se ainda da única cidade do país imune à pandemia.
Em contrapartida, Belo Horizonte desponta como a cidade de Minas Gerais com maior número de moradores diagnosticados com o coronavírus, como também a que detém a maior quantidade de residentes mortos pela doença. O boletim mais recente da Saúde indica que são 54.405 casos de Covid-19 em BH, e 1.701 mortes.
Quatro entre as 70 mortes confirmadas de ontem para hoje no Estado foram registradas em Belo Horizonte – que aliás, atingiu a marca de 1.700 óbitos nesta quinta-feira. Além disso, sobre os falecimentos recém-contabilizados no boletim, sabe-se que aconteceram de outubro para cá, estando principalmente concentrados na última semana.
O levantamento também indica que mortes já foram registradas em 685 municípios mineiros, e a taxa de letalidade do vírus está em 2,3% na região. A média de idade entre os pacientes que evoluíram para óbito é 71 anos.
Reprodução O Tempo