A equipe da Defesa Civil de João Monlevade redobrou a vigilância em áreas de riscos da cidade devido às chuvas que caíram nos últimos dias. Além disso, vários pontos seguem em monitoramento.
A necessidade de atenção é reforçada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão emitiu, nesta terça-feira (23), aviso de risco de deslizamentos na região em que João Monlevade está inserida. Segundo o Cemaden, há previsão de chuva moderada a partir dessa tarde, que poderá incrementar os acumulados observados nos últimos dias e deflagrar deslizamentos de terra pontuais. Portanto, as equipes municipais estão de sobreaviso.
Conforme o coordenador do órgão municipal, Edemir Alves da Silva, as áreas de risco na cidade são acompanhadas de perto e passam por mapeamento. “Estamos fazendo algumas vistorias e orientando os moradores como devem agir em caso de algum problema. A Defesa Civil Municipal funciona 24 horas e estamos a postos para atender a população”, enfatizou.
Chamados
Desde domingo, a Defesa Civil de João Monlevade recebeu alguns chamados. Um deles é de morador do bairro Santa Cecília que relatou a queda de um muro que fica nos fundos de sua residência. A Prefeitura cedeu lona para conter a terra e cobrir o terreno. Conforme Edemir Alves, o caso segue acompanhado de perto e, se preciso, a família deve ser removida da residência. No bairro Pedreira, um barranco cedeu e obstruiu a estrada. A passagem foi limpa e escória foi colocada no lugar.
A Defesa Civil também recebeu pedido de poda de árvore no bairro Satélite e fez vistorias nos bairros Industrial e José Elói, onde há registros de problemas de encostas e barrancos. “Não tivemos nenhuma situação de risco acentuado, mas seguimos em atenção”.
Rio Piracicaba
O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante), a pedido dos moradores do bairro Santa Cruz, esteve na localidade para verificar o nível do rio Piracicaba. A comunidade foi tranquilizada, informada de que o índice pluviométrico segue dentro dos parâmetros normais. Os dados seguem monitorados e são informados diariamente aos moradores ribeirinhos.
Emergência
Em caso de emergências, a Defesa Civil de João Monlevade deve ser acionada pelo telefone 98766-4008.