A Prefeitura de Itabira negou, em nota oficial, que seriam cortadas mais de 30 árvores da Praça Pingo D’Água para criação de 56 vagas de estacionamento ao lado do supermercado Bretas no centro da cidade, conforme noticiou um importante jornal de circulação diária na manhã desta segunda-feira (13/05).
Confira a nota: “Diferentemente do que foi noticiado em veículos de imprensa nesta segunda-feira (13), a Prefeitura de Itabira não irá executar a supressão de árvores na Praça Pingo D’Água, no Centro. Essa ação não faz parte do projeto que a Secretaria Municipal de Obras trabalha para reforma daquela área.
A supressão de árvores para criação de vagas de estacionamento estava no projeto original apresentado pelo escritório de arquitetura contratado pela Secretaria de Obras, mas a proposta não foi acatada e foi substituída por outra que prevê apenas a remoção de uma árvore morta, com autorização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Exatamente por isso, o município não enviou qualquer pedido de licenciamento ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).
O projeto atual prevê a revitalização do piso da praça, novo mobiliário e a criação de dez vagas de estacionamento, sem a necessidade de supressão de árvores saudáveis. A reforma será feita concomitantemente à da Praça Acrísio Alvarenga, tornando aquele conjunto um novo espaço de lazer e bem-estar social na região central de Itabira.”