Emoção e reconhecimento marcam a entrega de prêmios do concurso de redação do Flitabira 2023

A terceira edição do Festival Literário contou com concurso de desenho e redação para todos os estudantes da cidade. Alunos de escolas municipais receberam premiações em diversas categorias

Com a temática “Escreva para o poeta”, alunos de escolas públicas e particulares de Itabira participaram do concurso de redação e desenho, na 3ª edição do Festival Literário de Itabira (Flitabira). O objetivo do concurso foi instigar os estudantes a ler um poema de Drummond e escrever uma carta redigida ao poeta, comentando, respondendo a ele, ou mesmo estabelecendo um diálogo com o poema escolhido. Mais de 9 mil alunos, de 22 escolas, participaram do concurso. Entre os estudantes, crianças e jovens da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu durante o Flitabira, no sábado (4), e foi cercada de muita emoção. O concurso revelou talentos literários, além de promover entre os estudantes o gosto pela leitura e escrita. Os alunos com idades entre 4 e 8 anos, participaram do concurso de desenho. Uma oportunidade para que os educadores explorassem o tema proposto com os alunos, fomentando a conexão dos estudantes com o festival e com a obra de Carlos Drummond de Andrade.

Em todas as categorias, os alunos da rede municipal tiveram destaque, tanto na criatividade com os desenhos, quanto na escrita das redações. O prêmio de primeiro lugar, na categoria de 9 a 11 anos, ficou para o aluno Luiz Gustavo Andrade Silva, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Antonina Moreira. Ele escreveu a redação com o título “Uma conversa sincera entre o mar e a lagoa, com Drummond”. “Quando eu peguei o papel para escrever, não pensei que ia ganhar. Mas ganhei e participaria de novo. É uma sensação muito boa de receber o prêmio e ver que a minha primeira redação faz parte do meu futuro”, disse Luiz Gustavo.

A professora Lucimara Ferreira Santos acompanhou o desenvolvimento do aluno e ficou emocionada durante a premiação. “Ver Luiz Gustavo como vencedor em uma das categorias de redação do Flitabira foi extremamente emocionante. Apostei nele desde quando ele me entregou a sua proposta de redação. Vi em seus olhos um desejo ardente de vencer o concurso. Ademais, um texto tão irreverente e ao mesmo tempo exalando uma cumplicidade com o nosso poeta maior não podia dar um resultado diferente. Luiz Gustavo arrebentou corações!”, contou a professora.

Já o aluno do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD), William Patrício Silva, de 17 anos, garantiu o primeiro lugar no concurso de redação, na categoria que abrange alunos do ensino médio. A redação com o título “Reminiscências essenciais”, foi a escolhida pelo juri técnico.

“Ao refletir sobre o Flitabira 2023, uma única palavra vem à mente: gratidão. Sou grato aos meus amigos por suas conversas e ao apoio inestimável dos professores, que são como pais para mim. Agradeço a Deus pela oportunidade de mostrar a todos que um jovem negro, de origens humildes, pode superar obstáculos na vida. Como um professor me lembra diariamente, temos o poder de vencer. Este troféu não me pertence. Ele é um tributo aos meus amigos, minha família, meus professores e a todos que acreditaram em mim”, relata o jovem, que é bolsista no CNSD e se sente orgulhoso da conquista.

Mas quem teve uma grande surpresa na terceira edição do Flitabira, foi o professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Maxsandro Soares. Todos os três estudantes premiados no concurso de redação na categoria 3, são seus alunos.

De acordo com o professor, os prêmios recebidos pelos alunos representam reconhecimento e valorização do trabalho em sala de aula. “Sinto que represento um novo olhar de esperança para a nova geração. Esta é uma das principais percepções que experimentei. Ganhei maior estímulo para inovar no modo de lecionar e, sobretudo, a oportunidade de ser uma referência para os alunos. Sou miúdo. Eles sempre nos olham com um olhar de esperança, como alguém que, de certa forma, vai instigá-los a também buscarem o seu melhor, a acreditar que são capazes de concretizar os seus sonhos”, afirma Max, como é carinhosamente chamado pelos alunos.

No total, 29 redações e 21 desenhos foram selecionados de acordo com os critérios de adequação ao tema, originalidade, criatividade, vocabulário, ortografia e consonância com os direitos humanos. A comissão julgadora do concurso foi composta por uma equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itabira (SME) e por representante da Superintendência Regional de Educação de Nova Era.

Flitabira

O Flitabira foi criado pelo jornalista Afonso Borges. A terceira edição do evento realizado no município entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, celebrou os 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. Com várias atividades acontecendo de forma presencial, na Praça do Centenário e on-line, o festival foi um sucesso.

O festival tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores (UBE).

Confira a lista dos premiados em cada categoria

Categoria 1 (Concurso de desenhos) – Estudantes entre 4 e 7 anos

3º lugar – Ana Carolina – Centro Municipal de Educação Infantil Maria Torres Horta

2º lugar – Arthur Zacarias Miranda – Colégio Nossa Senhora das Dores

1º lugar – Asafe Emanuel Rosa Silva – Escola Municipal Filomena Jardim

Categoria 2 (Concurso de desenho – Estudantes entre 6 e 8 anos)

3º lugar – Matheus Meireles da Silva – Escola Municipal Coronel José Batista

2º lugar – Glenda Babrielly Vitória Braga – Escola Municipal Antônio Camilo Alvim

1º lugar – Pedro José Sena Castro – Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide)

Categoria 1 (Concurso de redação – Estudantes entre 9 e 11 anos)

3º lugar – Emanuel Lucas Cruz Rocha – Escola Municipal Pedreira do Instituto

2º lugar – Ludmila Martins Nunes Ferreira da Silva – Escola Municipal Filomena Jardim

1º lugar – Luiz Gustavo Andrade Silva – Escola Municipal Antonina Moreira

Categoria 2 (Concurso de redação – Estudantes entre 12 e 14 anos)

3º lugar – Maria Fernanda Vaz Soares – Colégio Nossa Senhora das Dores

2º lugar – Luiz Gabriel de Souza Leite – Colégio Tiradentes da PMMG

1º lugar – Júlia Brandão Melo – Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide)

Categoria 3 (Concurso de redação – Estudantes entre 15 e 18 anos)

3º lugar – Otávio César Gomes Soares – Colégio Auge

2º lugar – Eloá Faria Brandão – Fundação Itabirana Difusora de Ensino (Fide)

1º lugar – William Patrício Silva– Colégio Nossa Senhora das Dores