Equoterapia completa um ano com cerca de 500 sessões a alunos da rede educacional

 A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação implantou a um ano o Projeto Equoterapia. O atendimento equoterápico é uma abordagem inovadora da atual gestão para a população, já que na região não havia oferta deste tipo de serviço especializado.

Ana Cecília dos Reis é uma das praticantes do projeto Equoterapia. Foto: Jhonne Stalin/PSGRA

O projeto atende atualmente 40 alunos e já realizou 500 sessões equoterapêuticas, através do Programa Básico de Educação e Reeducação: priorizando as crianças com necessidades educativas específicas, dificuldades de aprendizado e alterações comportamentais.

Os atendimentos são semanais, através de aulas práticas e teóricas, realizadas no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. As avaliações para a triagem dos alunos participantes são realizadas pelos profissionais do Núcleo de Atendimento Interdisciplinar Escolar (Naie).

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como promotor do desenvolvimento humano. Por meio do contato com o animal, os alunos são estimulados em todas as suas habilidades, melhorando a atenção, o raciocínio, a memória, a socialização, a fala e a escrita. Todos esses benefícios trazidos pelo projeto contam ainda com um professor especial, o cavalo Futuro, o qual torna a aprendizagem prazerosa e uma experiência única para a criança.