Lançamento acontece no dia 02 de março, sábado, às 19h30min na Casa de Drummond (Praça do Centenário).
Autora de três livros: Vovô no Céu, O Menino Que Se Esqueceu de Dormir e UNIVERSOS, Rosa Dalva é Professora Itabirana de nascimento e na alma, poesia. É graduada pela FUNCESI e Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora em Língua Portuguesa e suas Literaturas por mais de 20 anos.
Amante da Cultura, das artes plurais e sobretudo das palavras e da leitura. E no próximo dia 02/03/2024 na Casa de Drummond, às 19h30min, acontecerá o lançamento em Itabira, do livro “Ensaios Para Vida” – Contos, 4º livro da autora Itabirana Rosa Dalva Nunes Soares.
Para comemorar o lançamento do livro e para que vocês, leitores, possam conhecer melhor sobre a obra, segue a entrevista com Rosa Dalva, que nos conta tudo, mas deixa aquele gostinho de quero mais, de água na boca pela leitura!
Vamos lá?
De que trata o livro?
Rosa Dalva: Ensaios Para Vida reune 13 contos, do fantástico ao psicológico, com personagens inusitados e comuns como familiares, amigos e outros que sobrevieram a partir da imaginação. Todos com a sensibilidade rara de viver, de diferentes formas e tempo, o amor e as histórias e experiências do cotidiano.
Qual é o público alvo?
Adolescentes e adultos.
Qual é o seu tema?
Trata-se de um livro de contos cujo tema é abordar diversas experiências humanas, como a amorosa, a amizade, o medo e as outras tão próprias de qualquer ser humano. Histórias carregadas de simbolismos, emoções, cheias de sutilezas e detalhes.
Por que o tema é relevante?
O Ser humano sempre foi e será pauta para qualquer obra. Tudo se volta e constrói com e ou através dele e para ele. Daí a relevância da criação desta obra que traz um convite para o que o leitor vivencie cada história, se encante, emocione e busque se identificar em uma ou outra linha e até com algum personagem.
Outro aspecto que julgo importantíssimo é pensar a leitura e literatura como cerne de formação e educação do indivíduo, levando-o a desenvolver crítica e tecer conjecturas para sua própria vida. Destarte, esta obra vem cumprir o seu papel cultural de ensaios das palavras, sobre o grande mistério que é a Vida.
O que é mais importante num processo de comunicação, como a leitura em nossos dias?
A leitura é uma mola mestra num processo de comunicação onde se busca a humanização. A proximidade, o estreitar as relações e a busca de identificação. E no ato ancestral de “contar histórias” temos este resgate de forma magnífica.
De onde veio a inspiração para escrevê-lo?
Livros em geral, desde a mais remota infância, são minha grande paixão. Desde a experiência poética ao mágico universo da literatura infantil, a leitura sempre me guiou, criou possibilidades de interação e produção. Daí, após a autoria e lançamento de dois livros infantis e um de poesia, só precisei me deixar levar por esse novo desafio. Unir a criatividade com todas as referências que me constituem como educadora e enquanto leitora e escritora.
Nesse livro de contos há muito drama, relações afetivas, experiências lindas e simples do cotidiano com uma pitada de mistério e fantasia.
Qual a origem do nome do livro?
Quando fui ambientar as histórias do livro, me detive em lembranças de minha infância (causos locais – Itabira) e pesquisei locais de colinas e mar. Também na capital metropolitana (Belo Horizonte) e nos estilos de época e seus personagens, tradições e costumes. Encontrei uma grande dose de afeto e presença marcante em cada lugar e uma forte dose de vida que pulsa em cada personagem e suas vivências. Tudo registrado sob a ótica da imprevisibilidade, do tênue fio da vida. Como num ensaio, que a cada dia estreamos, sem saber o ato final, o que virá depois. Ensaios Para Vida – Assim como a Vida, Estreante e imprevisível!
Este livro é uma produção independente?
Não. Ensaios Para Vida é uma obra aprovada pela Lei Drummond – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrociado pela Prefeitura através do incentivo da empresa itabirana Sergame.
Está planejando novos livros para depois deste lançamento?
Sim. O próximo será um livro de poesias infantis, ilustrado e para colorir: “As Cores Da Poesia”, aprovado no Edital da Lei Paulo Gustavo, com previsão de lançamento ainda para este ano.
E outros que já estão sendo gestados há algum tempo! Inclusive uma trilogia.
Como é o seu processo de criação?
Encontro-me sempre de caneta e papel em punho, em qualquer dia, hora ou lugar. Leio constantemente vários livros, de estilos e autores diversos. E quando as ideias chegam, me disponho a discorrer, deixando que as palavras de forma livre e espontânea, me tomem e daí acontece. Nasce aí o livro. Após, releio o que escrevi e normalmente não altero o original. Redimensiono e adapto posteriormente a obra, de acordo com os projetos literários pretendidos.
Quanto tempo leva para finalizar um livro?
Depende. No processo de criação, podem ser horas ou 2 a 4 dias. Para os demais processos até chegar a ser aprovado e lançado por uma lei de incentivo como é o caso do Ensaios Para Vida, cerca de 12 meses.
Rosa, suas considerações finais…
Agradeço de coração o incentivo da empresa Sergame, fundamental para a realização deste projeto e ao amigo João Brito, a este Jornal e todas as pessoas que me apoiam e fizeram com que eu me torne o que sou: uma escritora.
Agradeço também a você, leitor(a) e convido a viver essa experiência comigo no próximo dia 02/03/2024 lá na casa de Drummond – Itabira, de mais um capítulo de Ensaios Para Vida. Minha, sua, Nossas Vidas!
Grande Abraço!
Rosa Dalva
Aos que amo e me amam
Que me ensinaram e ensinam
Que a vida é um maravilhoso
Presente
Vocês são os meus melhores
Ensaios!
RDNS