Escritora Rosa Dalva publica seu novo livro “Ensaios para Vida”

Lançamento acontece no dia 02 de março, sábado, às 19h30min na Casa de Drummond (Praça do Centenário).

Autora de três livros: Vovô no Céu, O Menino Que Se Esqueceu de Dormir e UNIVERSOS, Rosa Dalva é Professora Itabirana de nascimento e na alma, poesia. É graduada pela FUNCESI e Pós-graduada em Psicopedagogia. Professora em Língua Portuguesa e suas Literaturas por mais de 20 anos.

 Amante da Cultura, das artes plurais e sobretudo das palavras e da leitura. E no próximo dia 02/03/2024 na Casa de Drummond, às 19h30min, acontecerá o lançamento em Itabira, do livro “Ensaios Para Vida” – Contos, 4º livro da autora Itabirana Rosa Dalva Nunes Soares.

Para comemorar o lançamento do livro e para que vocês, leitores, possam conhecer melhor sobre a obra, segue a entrevista com Rosa Dalva, que nos conta tudo, mas deixa aquele gostinho de quero mais, de água na boca pela leitura!
Vamos lá?

De que trata o livro?
Rosa Dalva: Ensaios Para Vida reune 13 contos, do fantástico ao psicológico, com personagens inusitados e comuns como familiares, amigos e outros que sobrevieram a partir da imaginação. Todos com a sensibilidade rara de viver, de diferentes formas e tempo, o amor e as histórias e experiências do cotidiano.

Qual é o público alvo?
Adolescentes e adultos.

Qual é o seu tema?
Trata-se de um livro de contos cujo tema é abordar diversas experiências humanas, como a amorosa, a amizade, o medo e as outras tão próprias de qualquer ser humano. Histórias carregadas de simbolismos, emoções, cheias de sutilezas e detalhes.

Por que o tema é relevante?
O Ser humano sempre foi e será pauta para qualquer obra. Tudo se volta e constrói com e ou através dele e para ele. Daí a relevância da criação desta obra que traz um convite para o que o leitor vivencie cada história, se encante, emocione e busque se identificar em uma ou outra linha e até com algum personagem.
Outro aspecto que julgo importantíssimo é pensar a leitura e literatura como cerne de formação e educação do indivíduo, levando-o a desenvolver crítica e tecer conjecturas para sua própria vida. Destarte, esta obra vem cumprir o seu papel cultural de ensaios das palavras, sobre o grande mistério que é a Vida.

O que é mais importante num processo de comunicação, como a leitura em nossos dias?
A leitura é uma mola mestra num processo de comunicação onde se busca a humanização. A proximidade, o estreitar as relações e a busca de identificação. E no ato ancestral de “contar histórias” temos este resgate de forma magnífica.

De onde veio a inspiração para escrevê-lo?
Livros em geral, desde a mais remota infância, são minha grande paixão. Desde a experiência poética ao mágico universo da literatura infantil, a leitura sempre me guiou, criou possibilidades de interação e produção. Daí, após a autoria e lançamento de dois livros infantis e um de poesia, só precisei me deixar levar por esse novo desafio. Unir a criatividade com todas as referências que me constituem como educadora e enquanto leitora e escritora.
Nesse livro de contos há muito drama, relações afetivas, experiências lindas e simples do cotidiano com uma pitada de mistério e fantasia.

Qual a origem do nome do livro?
Quando fui ambientar as histórias do livro, me detive em lembranças de minha infância (causos locais – Itabira) e pesquisei locais de colinas e mar. Também na capital metropolitana (Belo Horizonte) e nos estilos de época e seus personagens, tradições e costumes. Encontrei uma grande dose de afeto e presença marcante em cada lugar e uma forte dose de vida que pulsa em cada personagem e suas vivências. Tudo registrado sob a ótica da imprevisibilidade, do tênue fio da vida. Como num ensaio, que a cada dia estreamos, sem saber o ato final, o que virá depois. Ensaios Para Vida – Assim como a Vida, Estreante e imprevisível!

Este livro é uma produção independente?
Não. Ensaios Para Vida é uma obra aprovada pela Lei Drummond – Lei Municipal de Incentivo à Cultura, patrociado pela Prefeitura através do incentivo da empresa itabirana Sergame.

Está planejando novos livros para depois deste lançamento?
Sim. O próximo será um livro de poesias infantis, ilustrado e para colorir: “As Cores Da Poesia”, aprovado no Edital da Lei Paulo Gustavo, com previsão de lançamento ainda para este ano.


E outros que já estão sendo gestados há algum tempo! Inclusive uma trilogia.

Como é o seu processo de criação?
Encontro-me sempre de caneta e papel em punho, em qualquer dia, hora ou lugar. Leio constantemente vários livros, de estilos e autores diversos. E quando as ideias chegam, me disponho a discorrer, deixando que as palavras de forma livre e espontânea, me tomem e daí acontece. Nasce aí o livro. Após, releio o que escrevi e normalmente não altero o original. Redimensiono e adapto posteriormente a obra, de acordo com os projetos literários pretendidos.

Quanto tempo leva para finalizar um livro?
Depende. No processo de criação, podem ser horas ou 2 a 4 dias. Para os demais processos até chegar a ser aprovado e lançado por uma lei de incentivo como é o caso do Ensaios Para Vida, cerca de 12 meses.

Rosa, suas considerações finais…
Agradeço de coração o incentivo da empresa Sergame, fundamental para a realização deste projeto e ao amigo João Brito, a este Jornal e todas as pessoas que me apoiam e fizeram com que eu me torne o que sou: uma escritora.
Agradeço também a você, leitor(a) e convido a viver essa experiência comigo no próximo dia 02/03/2024 lá na casa de Drummond – Itabira, de mais um capítulo de Ensaios Para Vida. Minha, sua, Nossas Vidas!
Grande Abraço!
Rosa Dalva

Aos que amo e me amam
Que me ensinaram e ensinam
Que a vida é um maravilhoso
Presente
Vocês são os meus melhores
Ensaios!
RDNS