A Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), inaugurou nesta quarta-feira (9) o Laboratório de Mídias. O espaço será destinado ao desenvolvimento de produtos digitais visando fomentar a produção audiovisual regional. O evento contou com a presença de representantes do legislativo municipal, da imprensa, da cultura e da sociedade civil.
O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, explica que a criação do Laboratório de Mídias possibilitará à Fundação o papel de não apenas produzir eventos culturais, mas também de promover o artista itabirano. “Itabira é um celeiro cultural e com o estúdio a FCCDA promoverá a universalização do acesso de artistas a equipamentos de qualidade e equipe técnica qualificada para a divulgação dos seus produtos. O fomento ao audiovisual difundirá ainda mais a arte itabirana”.
Presente no evento representando o prefeito Marco Antônio Lage, o secretário municipal de Governo, Geraldo Torrinha, parabeniza o trabalho da equipe da FCCDA e ressalta que o fomento às mais diversas linguagens artísticas e culturais é um dos focos da atual gestão municipal. “Itabira tem grandes talentos que precisam de incentivo e de condições e a valorização do artista local é um dos focos da atual gestão”, destaca.
Sobre o Laboratório de Mídias
O Laboratório de Mídias é um espaço com estrutura de estúdio de audiovisual, que faz parte do setor de comunicação da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), no Departamento de Produção e Promoção Artística. O laboratório conta com equipamentos de captação de imagem, gravação e edição de audiovisual, além de equipe técnica qualificada.
O espaço será utilizado não só para as produções da instituição, como posteriormente os artistas, por meio de editais, poderão usufruir do local para produções culturais diversas. A criação do laboratório tem como objetivo fomentar a produção audiovisual local, garantindo a democratização do acesso às mais diversas linguagens artísticas e culturais.