Nivaldo Ferreira dos Santos*
Agora, sim… Chegamos ao final de 2023 e vamos fazendo nossas avaliações e retrospectivas sobre o que vivemos neste ano. Parafraseando o “moço” da propaganda: “Quem fez, fez… Quem não fez, agora só no ano que vem…”.
Na última reunião do ano da Assembleia Geral da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, realizada no primeiro domingo de dezembro, dia 03/12/2023, o principal assunto foi a organização do evento de comemoração dos 50 anos da Interassociação e entrega de homenagens a lideranças comunitárias que se destacam em cada comunidade – o evento foi anunciado naquela reunião e já aconteceu no final da tarde e início da noite de 16 de dezembro: cerca de duas dezenas de pessoas indicadas pelas associações de moradoras foram homenageadas e a Interassociação tratou de tornar o evento ainda mais especial convidando os ex-presidentes da entidade (ou represesentantes dos que já faleceram ou não puderam comparecer por motivos de saúde) e também incluiu entre os homenageados empresas, órgãos públicos, outras entidades civis e pessoas físicas que realizaram trabalhos em parceria com a Interassociação e as associações no último ano.
Na reunião do primeiro domingo de dezembro também foram apresentadas informações sobre melhorias realizadas no prédio da sede própria da Interassociação, como a conclusão dos banheiros, melhorias na pintura, colocação de cortinas e de um painel para projeção, instalação de consertinas nos muros e vários outros serviços que proporcionaram maior conforto para todos que utilizam o local.
Também foi anunciado que o atendimento aos representantes das associações de moradores na sala da Interassociação que funciona no Mercado Municipal “Caio Martins da Costa” não acontecerá no período de 04/12/2023 a 05/02/2024.
Além disso, ficou definido também que no mês de janeiro de 2024 não haverá reunião da Assembleia Geral da Interassociação – a próxima reunião será no primeiro domingo de fevereiro.
Para encerrar as atividades do ano foi lembrada ainda a importância de planejar e preparar bem as atividades a serem realizadas no próximo ano, lembrando também que em 2024 teremos, entre outros eventos importantes, as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores em todos os mais de cinco mil município do Brasil e cada cidadão deve se informar e avaliar com seriedade os candidatos que se apresentarem para os cargos eletivos dos poderes Executivo e Legislativo de cada um de nossos municípios.
Que cada um faça a sua parte e que todos nós posssamos ter dias melhores nos próximos anos.
TEMPO DE NATAL
Durante o evento de e comemoração do Dia Municipal do Líder Comunitário e 50 anos da Interassociação, durante um breve bate-papo com o amigo e líder comunitário Carlos Eustáquio, da associação do Bairro Amazonas, ele comentou sobre uma situação ocorrida há quase sete décadas na época do Natal e eu sugeri que ele me enviasse um resumo daquela história – eis que poucos dias antes do Natal de 2023 ele me enviou a história por e-mail e permitiu que eu a publicasse para nossos leitores…Confiram a seguir:
“Em 1956, quando criança, um fato marcou com muita tristeza o meu Natal: um amiguinho clamou comigo que estava ‘de mal’ de Papai Noel porque ele não havia colocado nada nos seus sapatos, os quais deixara na janela do quarto. Eu havia ganhado dois presentes e então, para amenizar nossa tristeza, dei um presente para ele, que perdoou Papai Noel e ficou bastante feliz. Vinte anos depois, lembrando do ocorrido, na véspera do Natal de 1976, fluiu-me a inspiração e escrevi este pequeno poema:
NATAL DO PRESENTE AUSENTE
Fantasiado de Papai Noel / para reviver mais um ano, ele sempre vem / Mas de tão esquecido em seu desbotado céu / Despercebido passa, para tantos, não sei quem…
Mas ele não leva a mal, pois na terra / Este dia do tudo é também o dia do nada / Pois o Natal para muitos encerra / Nada mais que um conto de fada.
Fadando quem parou no tempo da serpente / Como um Jericó que não vê / Nada mais que a matéria presente / E no além do futuro… não crê!
E para tornar-se manifesta a sua presença / Para acabar de vez com tanto presente ausente / Vou pedir Papai Noel, com toda minha crença, / Que nunca falte Deus no coração da gente.
Autor: Carlos Eustáquio ( Suing )”
Encerro desejando a todos os leitores e todas as leitoras um ótimo Natal e um Feliz 2024… Até a próxima!
* Nivaldo Ferreira dos Santos é Mestre em Administração Pública, Professor, Líder Comunitário e Servidor Público