Fórum Municipal de Políticas Culturais reúne mais de 50 participantes em João Monlevade

Encontro debateu prioridades para o setor cultural do município

A Prefeitura de João Monlevade, através da Fundação Casa de Cultura, realizou, na noite desta quarta-feira (9), o II Fórum Municipal de Políticas Culturais 2022. O Evento foi realizado em formato online e contou com a participação de mais de 50 inscritos, entre artistas, ativistas culturais, representantes de entidades, grupos e empresas da cidade.

O objetivo do Fórum foi discutir as prioridades e principais projetos culturais de João Monlevade em 2022, além de eleger os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Curador da Fundação Casa de Cultura.

De acordo com a diretora-presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o Fórum atingiu os seus propósitos, sendo muito positivo e produtivo e teve mais de três horas de duração. “A realização do Fórum de Políticas Culturais foi muito importante, contou com a participação de relevantes atores culturais de nosso município e foi um passo fundamental no fomento de nossa cultura, debatida de forma ampla e democrática. Ficou claro que os artistas monlevadenses e os atores culturais estão prontos para dar um passo importante na profissionalização dos seus trabalhos e da economia criativa em geral e na construção colaborativa”, destacou Nadja.

Entre as metas prioritárias definidas no Fórum estão um plano de formação de trabalhadores da Cultura, discussão e negociação para a criação de um espaço de comercialização de produtos artesanais, definição de estratégias para a criação de um centro cultural para atividades diversas (museu, teatro, shows etc), implementação de mais cursos artísticos, criação de um centro de memória, produção de eventos diversos e multiculturais, espaço para feiras (mercado municipal), shows nas ruas e periferias, descentralização de eventos culturais, implantação de cinema, produção de eventos culturais inclusivos, melhorias da estrutura da sede da Fundação Casa de Cultura, entre outras.

Ainda segundo Nadja, os dois conselhos eleitos através do Fórum são fundamentais, pois o Conselho de Políticas Culturais é deliberativo e estabelece diversas diretrizes sobre as políticas culturais do município, inclusive sobre o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal da Cultura. Já o Conselho Curador da Fundação, que é o conselho formal e obrigatório da Casa de Cultura, é responsável pela fiscalização das políticas e ações culturais e das contas da entidade.