A inovação e a criatividade, quando incentivadas e cultivadas nas organizações, impactam positivamente na produtividade, na motivação dos colaboradores e na gestão eficiente de projetos.
No universo corporativo, muito se fala em aprimorar habilidades técnicas, como o conhecimento em tecnologia e administração, mas o funcionamento de uma empresa demanda muito mais, especialmente competências humanas, como a criatividade e o perfil inovador.
Com estas duas características, o ambiente corporativo ganha profissionais motivados, que motivam, a partir de processos criativos, dinâmicos e inovadores, capazes de transformar a rotina da empresa com processos otimizados e diferenciais, destacando-a em seja qual for seu setor.
Para entender como funciona a criação de um espaço criativo e inventivo e moderno, e quais os benefícios de uma organização repleta de colaboradores visionários, continue a leitura e fique até o final!
Importância da inovação no ambiente corporativo
Já imaginou se a Apple somente produzisse os seus primeiros modelos de smartphones até hoje? Seus consumidores não teriam acesso às melhores câmeras do mercado, e tampouco aos seus outros best-sellers, como os AirPods, o MacBook, iPad e Apple Watch.
Sem a inovação, a marca não seria reconhecida por produtos revolucionários, os quais embasam os lançamentos de todas as outras marcas do ramo de tecnologia, afinal, a Apple é a referência para a criação de produtos das marcas do mesmo setor.
Inovação x mundo corporativo
No mundo corporativo, os profissionais devem priorizar a inovação para manter a empresa em destaque e em constante crescimento e atualização às novas demandas do mercado e do público-alvo.
A mente inovadora da equipe cria diferenciais para a empresa, os mesmos que ficam na memória do cliente, aumentam sua a confiança deles e colocam-na na frente de seus concorrentes no que diz respeito à competitividade.
A mesmice, por outro lado, não é nada atrativa aos olhos da clientela e faz com que a empresa seja vista como ultrapassada, não se sustentando a longo prazo devido à falta de inovação, atualização e atração.
Criatividade: como implementar a inovação entre os colaboradores da empresa
A criatividade, por sua vez, é a característica que possibilita a inovação. Sem ela, não há ambiente inovador, porque o conceito de inventividade se faz a partir de geração de ideias, originalidade, imaginação e capacidade criativa.
Voltando ao exemplo da Apple, seria como se os funcionários da empresa tivessem que criar produtos revolucionários sem poderem abusar de suas capacidades criativas e fossem obrigados a pensar sempre dentro da caixa.
Consegue perceber como a inovação não é possível sem a criatividade? Então, agora, apresentamos como formar mentes criativas no ambiente profissional.
Estabelecer ambientes de trabalho flexíveis
Um ambiente de trabalho flexível inclui opções de trabalho remoto, horários flexíveis, e espaços de trabalho que se adaptam às necessidades dos funcionários, como áreas de descanso, salas de entretenimento e áreas comuns de interação entre os colaboradores.
E não se engane! A flexibilização não tem a ver com a falta de profissionalismo e de compromisso com o trabalho, mas, sim, está ligada a manter os trabalhadores confortável, autônomo e produtivo, sem perder a formalidade do ambiente de trabalho.
Assim, eles encontram seus próprios ritmos e condições ideais para pensar de maneira inovadora, pois com a flexibilidade promove a redução do estresse, aumenta a satisfação, a produtividade, o engajamento e possibilita o surgimento de novas ideias.
Programas de incentivo à criatividade
Outra maneira prática de incentivo à criatividade se dá por meio de iniciativas que motivam os funcionários a pensar com originalidade e propor novas ideias. Neste caso, os gestores podem incluir na rotina da empresa:
competições internas de inovação;
prêmios para as melhores ideias;
tempo dedicado exclusivamente para projetos criativos;
reuniões colaborativas e democráticas de brainstorming;
distribuição de vales relacionados à cultura e ao mundo corporativo (workshops e palestras do setor da empresa, por exemplo).
As práticas acima, além de reconhecer e recompensar a criatividade, motivam os profissionais e exercitam a criatividade, que vale lembrar: não é um dom, mas um aspecto passível de ser cultivado e aflorado.
Workshops e treinamentos criativos
Workshops e treinamentos permitem desenvolver a capacidade criativa dos funcionários, pois como citamos, a criatividade não é um dom e pode ser desenvolvida a partir de determinadas práticas como:
sessões de design thinking;
brainstorming estruturado;
jogos que estimulam o pensamento criativo;
técnicas de resolução de problemas e métodos de geração de ideias.
Essas ações, em específico, aprimoram as competências individuais, mas também promovem a colaboração, a interatividade, a união, a parceria e a troca de ideias entre os membros da empresa.
Benefícios da inovação e criatividade para a empresa
Ao conhecer um pouco mais sobre a inovação e a criatividade no meio corporativo, esclarecemos sobre os seus benefícios, afinal, eles são os reais objetivos dos gestores, não é mesmo? Então, conheça alguns deles:
vantagem competitiva: as instituições se destacam dos concorrentes com seus produtos ou serviços inovadores;
adaptação às mudanças: resposta mais rápida às eventuais mudanças de mercado, comportamento e preferências do público;
satisfação do cliente: ao responder melhor às necessidades dos clientes, eles tornam-se mais satisfeitos;
melhoria da eficiência: processos inovadores resultam em melhorias operacionais e sistemas mais ágeis e otimizados;
melhoria da cultura organizacional: uma cultura de inovação motiva os funcionários, os tornam mais produtivos, mais engajados, mais colaborativos, participativos e satisfeitos;
aumento do crescimento e expansão: empresas inovadoras, por todas as razões acima, aumentam as possibilidades de crescimento e expansão, desde a exploração de novos mercados ao desenvolvimento de novas linhas de produtos e cartela de serviços.
Gestão de projetos
A gestão de projetos correta pode beneficiar da integração de práticas inovadoras e criativas, como as metodologias ágeis, o brainstorming e outras técnicas que facilitam a gestão eficaz de projetos inovadores.
Cada um dos aspectos abordados até aqui, especialmente os de implementação de inovação e criatividade, são tratados em qualificações de gestão de projetos voltados às metodologias ágeis, as práticas mais atuais do setor corporativo.
Isso porque, as práticas ágeis atrelam tecnologia à flexibilização, atualização, agilidade e otimização de processos e entrega de valor frequente ao cliente em todas as fases do projeto.