Instituto Cultural Vale leva apresentação do Coral Cidade dos Profetas à Itabira

A série de concertos itinerantes terá repertório natalino e colonial mineiro

Após mais de um ano com as atividades de difusão interrompidas, devido à pandemia da Covid-19, o Coral Cidade dos Profetas realizará a série de “Concertos Itinerantes – Especial de Natal”, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A apresentação em Itabira será neste domingo (12), às 17h, no Santuário São Geraldo Majela, seguindo os protocolos de segurança.

Coral Cidade dos Profetas realiza série de concertos itinerantes com patrocínio do Instituto Cultural Vale

Acompanhado de orquestra de câmara e solistas, o Coral Cidade dos Profetas interpretará, além de clássicos do repertório natalino, peças do repertório colonial mineiro que o notabilizou, pinçados originalmente em acervos setecentistas. “A intenção é revelar às novas gerações a obra de grandes compositores do período colonial e de aproximar este patrimônio imaterial de um público mais amplo, durante as apresentações em igrejas, reproduzindo a mesma atmosfera do período colonial”, explica o maestro do Coro, José Herculano Amâncio.

Especializado na interpretação de música sacra antiga de Minas Gerais e com três CDs gravados (“Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “Louvor à Virgem Maria”), o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, em mais de três décadas de atuação, o trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Formação, difusão e promoção são bases das atividades desenvolvidas pelo grupo, sediado na cidade histórica de Congonhas.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. É um instrumento de transformação social que busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e o desenvolvimento das expressões artísticas brasileiras, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa em todo o país. Em 2021, são mais de 200 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.