Com aulas de ginástica de trampolim e atletismo, o Centro Olímpico Itabira (COI) é mais novo espaço do esporte na cidade. A expectativa é de que até o segundo semestre, cerca de 800 pessoas sejam atendidas em várias modalidades
Em clima de festa o Centro Olímpico Itabira (COI) foi inaugurado no último sábado (3). O mais novo espaço dedicado ao esporte, fica na antiga Malharia Fio de Ouro, no bairro Amazonas. O local foi todo reformado e agora acolherá aulas de atletismo, como salto à distância, triplo, em altura e lançamento de peso, além da tradicional ginástica de trampolim. O centro de esporte e lazer recebeu o nome do antigo dono da malharia, José Augusto das Neves. A expectativa da Prefeitura de Itabira e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) é que o atendimento no centro esportivo chegue a aproximadamente 800 pessoas, até o segundo semestre de 2023.
Na parte interna do centro esportivo, uma sala ampla e equipada com materiais para atender a ginástica de trampolim. Já na parte externa, o espaço conta com pista de atletismo e de esportes paralímpicos.
A cerimônia de inauguração foi carregada de emoção. A alegria de poder contar com um espaço 100% reformado e adaptado para receber diversos projetos estava no rosto de cada participante do evento. O antigo dono da Malharia Fio de Ouro, José Augusto das Neves foi homenageado. Os filhos. Leonardo, Giovanna e Bethânia representaram a família.
O prefeito Marco Antônio Lage, em seu discurso, ressaltou a importância do local, que vai atender todas as classes sociais. “Estamos inaugurando hoje, um centro esportivo que está entre os 10 maiores de Minas Gerais. Os projetos desenvolvidos aqui terão custo zero para toda a população. Um espaço de excelência onde todos terão a mesma oportunidade”, disse.
O Centro Olímpico Itabira coloca a cidade em destaque para preparar novos atletas e também para participar de competições. A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda agradeceu o apoio do governo na valorização do esporte na cidade. “Nós temos muito ainda a entregar para Itabira. É muito bom ver a comunidade abraçando os nossos projetos e isso impulsiona ainda mais os investimentos no esporte. Em dois anos e meio, tivemos um investimento total de mais de R$ 30 milhões. Isso é inédito e cumpre o que determina o Plano de Metas Itabira Agora”, disse a secretária.
Natália Lacerda ainda acrescentou que o COI vai possibilitar movimentar a economia no município. “Aqui a gente vai receber e sediar eventos federados. E a população terá a oportunidade de movimentar a economia com a cadeia produtiva do esporte”, finalizou.
Um dos idealizadores da ginástica de trampolim em Itabira e professor da modalidade, Márcio Guerra, estava visivelmente emocionado com a realização de um antigo sonho: ter um espaço estruturado dedicado ao esporte. “Nós começamos este trabalho no chão, literalmente na terra. E hoje, 23 anos depois, conseguimos este centro esportivo. É uma felicidade poder trazer essa estrutura para os atletas. Com as condições que temos aqui, poderemos buscar e conquistar muito mais”, declarou o professor.
Ex-atletas da ginástica de trampolim fizeram uma apresentação e mostraram que o esporte continua forte no município. Uma das ex-atletas, Maiara Guedes, contou da felicidade em participar deste momento histórico para a ginástica. “De fato, nós ex-atletas vemos isso aqui como a realização de um sonho. A gente veio de uma época que o esporte era bom, mas sem estrutura. Ganhamos várias medalhas sem nem equipamentos básicos. Tenho a esperança que daqui vão sair atletas olímpicos, atletas em nível de competição mundial”, concluiu Maiara.