Itabirana de 14 anos e destaque nos estudos de Engenheira Espacial

A estudante de Itabira, Ana Beatriz Maciel Santana, de apenas 14 anos, ganhou o prêmio de Sócios Mirins da AEITA.

O Prêmio Sócios-Mirins é um projeto da AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA), que buscou selecionar 10 crianças que sejam destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico para fazer parte de um seleto clube de jovens talentos brasileiros, com o benefício de poder conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro em São José dos Campos/SP.

  O processo foi realizado em duas etapas, sendo a primeira a pré-seleção a partir das fichas de inscrição, onde 1.199 crianças e adolescentes de todo o Brasil se inscreveu e uma posterior entrevista online com os 30 candidatos que conseguiram passar para a semifinal.

A final contou com 10 crianças premiadas sendo Ana Beatriz a única mineira a ser contemplada. As outras 9 crianças de diversos estados do Brasil dentre eles, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Paraíba.

Foram 4 dias (9/10 a 12/10) de visitas a várias empresas: O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) SIATT, EMBRAER e outras.

Pude aprender bastante e me interessar ainda mais com a carreira da engenharia Aeroespacial. Agora, estou fazendo palestras e entrevistas para compartilhar o que vivi e incentivar outras crianças e escolas de Itabira a participarem de olimpíadas (OBM, OBMEP, OBA, ONC) e a participarem da edição do prêmio Sócios Mirins do ano que vem também”, disse Ana Beatriz que é sobrinha do Produtor Cultural Samuel Alves.