Jogadores do Valério fazem primeiros testes físicos nas clínicas de saúde da Una Itabira

Equipe do Dragão se prepara para disputar no grupo de acesso em maio

 As clínicas de saúde de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e de Odontologia, da Faculdade Una Itabira, receberão os 26 atletas do time de futebol profissional do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) para a primeira avaliação física. Os jogadores irão comparecer à faculdade no dia 1º de abril.

Una Itabira assume parte do departamento de saúde do Valeriodoce Esporte Clube, também de Itabira, um dos times mais tradicionais de MG. Crédito: Divulgação Una Itabira

“Assumimos parte do departamento de saúde do clube para a temporada de 2025. Nossos alunos estagiários, acompanhados dos professores e preceptores de estágio acompanharão os esportistas em todos esses aspectos, até mesmo, com plano alimentar mensal dos jogadores”, explica a gerente da Una Itabira, Jacqueline Magalhães.

A instituição de ensino superior ainda está em parceria com o clube para a montagem de um espaço de saúde dentro do clube do Valeriodoce. Nele, as equipes da faculdade vão trabalhar exclusivamente com os atletas – diariamente.

Una Itabira assume parte do departamento de saúde do Valeriodoce Esporte Clube, também de Itabira, um dos times mais tradicionais de MG. Crédito: Divulgação Una Itabira

Os atletas têm entre 19 e 36 anos e já atuam profissionalmente no futebol. Eles vieram de várias cidades do Brasil para atuar no time itabirano. A apresentação oficial do time vermelho e branco deve acontecer também em abril, sob o comando do técnico Ito Roque.

Condições físicas em dia

“A maioria dos atletas estava disputando competições estaduais e já chega em um patamar físico satisfatório. Porém, precisamos entender os pontos a melhorar em cada um, para desenvolver ainda mais a performance”, explica o Diretor de Futebol do time, Bernardo Lage.

Portanto, o trabalho será feito com atletas que já possuem “alto rendimento”, resume o preceptor da graduação em Fisioterapia da Una Itabira, Douglas Souza. “Estamos trabalhando muito na capacitação do pessoal envolvido e trazendo o que há de mais atual dentro da ciência e que se aplique ao futebol. Estamos preparados. Com muito trabalho e dedicação, vamos colaborar com o Valério para a volta dele ao principal cenário do futebol de Minas Gerais”, anima-se.

Primeiro jogo

Em maio, será realizada a primeira partida no Módulo II, grupo de acesso para a primeira divisão do Campeonato Mineiro. A meta, estima a equipe do “Dragão”, é que, em 2026, o time já esteja disputando na elite do Mineiro.

Lage aponta ainda que, o grande ganho para os atletas em ter o acompanhamento físico em uma instituição acadêmica é a excelente estrutura que a Una Itabira tem na área das clínicas. “Dentro da parceria, faremos essa bateria inicial de forma muito qualificada por toda a condição que a faculdade oferece com os professores e alunos estando integrados com a nossa equipe de saúde. Isso nos dará lastro para a sequência da temporada do Valério”, finaliza o Diretor de Futebol.

O Valério é considerado um dos mais tradicionais de Minas Gerais e foi fundado em 22 de novembro de 1942.