Júber Madeira reunirá com presidência da Caixa Econômica em Brasília

Com reunião marcada para a próxima quinta-feira (22), o Vereador Júber Madeira (PSDB), solicitará a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF), celeridade na execução do projeto de expansão da instituição em Itabira.

Em abril do ano passado, na matriz da Caixa, em Brasília (DF), o Vereador se reuniu com a então presidente da instituição , Nádia Rita Serrano. Durante a reunião, o Vereador que estava acompanhado do Deputado Federal Paulo Abi Akel (PSDB), apresentou ofícios e dados justificando a solicitação para a abertura de mais uma agência em Itabira.

Vereador Júber Madeira (PSDB) no plenário da Câmara Municipal de Itabira

“Foi um encontro em que a direção nacional da Caixa afirmou o plano de expansão para Itabira. Volto agora à Matriz com o pedido para que o processo avance em caráter de urgência mediante a interdição da única agência do banco no município. Com a agência fechada, os prejuízos à população e à própria instituição serão enormes. Vamos cobrar uma atuação mais firme dos diretores para que Itabira seja prioridade nos processos internos da Matriz em Brasília. Inadmissível que Itabira com a sua relevância econômica para o Estado e União tenha sua agência impossibilitada de atender seus milhares de clientes”, pondera Júber Madeira.

Umas das primeiras reuniões ocorreram em 2021, na Superintendência regional da Caixa em Itabira.

A solicitação da abertura de uma nova agência foi encabeçada por Júber Madeira em 2021, e conta com apoio da presidente da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Cássia Menezes, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL), Eduardo Gomes Moraes e do diretor presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas e empregados das empresas patrocinadoras da Valia (Aposvale), Sebastião da Costa Deiró, e do Governo Municipal, através do Prefeito Marco Antônio.

Encontro com diretores da Caixa no início de 2023, na Matriz em Brasília, onde o vereador voltará na próxima quinta-feira.

“Itabira se destaca entre as demais cidades da região do Médio Piracicaba pela arrecadação generosa, geração de empregos, além de ser referência em saúde e educação. A cidade é uma referência regional e atrai a população de diversas cidades vizinhas. A demanda pelos serviços da Caixa é enorme. Há uma grande e antiga reivindicação da nossa população por esta nova agência e neste encontro da próxima semana, quinta-feira (22), vamos solicitar definições e prazos”, disse o vereador.

Caixa Interditada

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Itabira recomendou à agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), a interrupção do atendimento ao público, pelo risco de deslizamento de talude e ruptura de estruturas acima de um lote desaterrado ao lado da avenida Daniel Jardim de Grisolia.

Além da agência Caixa Econômica, a Defesa Civil interditou também a agência do Banco do Brasil (BB), que fica na mesma área afetada. Para minimizar os transtornos aos usuários das duas agências, a Prefeitura de Itabira disponibilizou à agência do BB espaço da Casa da Cidadania Margarida Silva Costa, na praça Acrísio de Alvarenga.

Deve também disponibilizar espaço público à CEF para atender aos clientes, tendo sido oferecidas opções de imóveis, que estão sendo analisadas pela gerência do banco.