Justiça manda apreender passaporte dos sócios de mineradora após barragem ter nível de emergência elevado

A Justiça de Minas Gerais determinou, nesta quinta-feira (24), a adoção de uma série de medidas emergenciais para garantir a
segurança de uma barragem em Brumadinho
, na Região Central de minas Gerais.

Nessa quarta-feira (23), a Agência Nacional de Mineração (ANM) elevou de Nível 1 para Nível 2 de emergência da estrutura, de responsabilidade da Emicon Mineração e Terraplenagem.

Em comunicado, a ANM afirma não haver anomalias que indiquem risco iminente de rompimento da Barragem B1-A.

“Não foram registradas anomalias que indiquem risco iminente de rompimento, e a decisão foi tomada durante o período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que, a evacuação da população ocorra de forma segura e organizada”.

Agência Nacional de Mineração (ANM)

Por conta do risco, seis famílias que moram na região terão que sair do local, segundo o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras (PRD), que
chamou a mineradora de “negligente”
.

A decisão judicial, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Brumadinho, acontece após pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que alega que tenta desde outubro do ano passado uma solução para um suposto “abandono” da estrutura.

Confira as determinações da Justiça:

A Itatiaia entrou em contato com a Emicon Mineração e Terraplenagem, caso seus representantes queiram se posicionar. O espaço segue aberto.

Itatiaia