Lula vem a Minas pela oitava vez em 2025 para visitar Itabira e Belo Horizonte

Já em Belo Horizonte, ele participa da abertura da Caravana Federativa. Na capital mineira, a ação do governo federal vai oferecer atendimento e suporte técnico por meio dos balcões de ministérios e órgãos federais, além de oficinas temáticas voltadas à qualificação de gestores municipais e estaduais. O evento será a partir das 15h, no Expominas.

Devem participar as ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde), além de outras autoridades. Foto: Alex Oliveira

De acordo com o governo federal, a programação inclui diálogos federativos a partir de temas como o papel dos consórcios regionais na implementação de políticas públicas; programas e projetos estruturantes do governo federal para Minas Gerais; a atuação dos vereadores na construção e fiscalização das políticas públicas; a participação das mulheres nos espaços de poder; e ações federais para reparação do crime ambiental na bacia do Rio Doce e no Litoral Norte Capixaba.

A primeira edição da Caravana ocorreu na Bahia, em 2023. Desde então, o evento já percorreu estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí e Pará.

Visitas a Minas
A visita mais recente do presidente Lula a Minas Gerais ocorreu em setembro, quando ele esteve no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, para lançar o programa Gás do Povo, que prevê botijão de gás gratuito para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Antes, em agosto, Lula esteve em Contagem para anúncios relacionados ao Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), como a ampliação do metrô na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. No mesmo dia, também cumpriu agenda organizada pelo ministro de Minas e Energia, o mineiro Alexandre Silveira (PSD), em Montes Claros, no Norte de Minas, em uma fábrica que irá produzir biocombustível para uso em aeronaves a partir do óleo de macaúba.

Além de Belo Horizonte, Contagem e Montes Claros, em 2025, Lula também já passou pelas cidades de Campo do Meio (Sul de Minas), Betim (região metropolitana), Ouro Branco (central), Mariana (central) e Minas Novas (Vale do Jequitinhonha).