Até o último 20 de fevereiro, 20 casos de infecção pela cepa do coronavírus do Reino Unido e 184 da de Manaus foram notificados no Brasil
O Ministério da Saúde informou que, até o último 20 de fevereiro, 20 casos de infecção pela cepa do coronavírus do Reino Unido e 184 da de Manaus foram notificados no Brasil. A primeira variante foi encontrada em quatro Estados e, a segunda, em 17.
Por meio de nota encaminhada à imprensa nesta terça-feira (24), a pasta afirmou que acompanha os casos e que “tem orientado estados e municípios a ampliarem o sequenciamento de rotina dos vírus respiratórios”. Em Minas Gerais, houve seis contaminações pela variante do Amazonas. (Veja listas abaixo)
Variante do Reino Unido
- São Paulo (11)
- Bahia (6)
- Goiás (2)
- Rio de Janeiro (1)
“Após investigação epidemiológica foi constatado que dois casos anteriormente informados como sendo do Distrito Federal são de Goiás, uma vez que os pacientes são residentes de cidades deste estado”, detalhou o Ministério.
Em relação à variante identificada no Amazonas, foram notificados 184 casos, presentes em 17 das 27 unidades federativas.
Variante de Manaus
- Amazonas (60)
- São Paulo (28)
- Goiás (15)
- Paraíba (12)
- Pará (11)
- Bahia (11)
- Rio Grande do Sul (9)
- Roraima (7)
- Minas Gerais (6)
- Paraná (5)
- Sergipe (5)
- Rio de Janeiro (4)
- Santa Catarina (4)
- Ceará (3)
- Alagoas (2)
- Pernambuco (1)
- Piauí (1)
O Ministério da Saúde relatou que n ão houve registros da variante do coronavírus descoberta na África do Sul, mas que “devido à constante investigação epidemiológica e novas notificações”, os dados estão “sujeitos a alterações” a qualquer momento.
Uma nota técnica com informações sobre as novas variantes identificadas no mundo foi encaminhada nesta terça aos Estados e Distrito Federal, de acordo com a pasta.
O documento “orienta medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação das novas variantes no país”, diz a nota.
O TEMPO