Representantes da mineradora Vale estiveram na tarde de ontem, 26, no salão multiuso do Centro Cultural para apresentar para o Prefeito Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho- PDT), o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro (Leo Amora-PSB) e para a Defesa Civil do Município, o Plano de Ação e Emergência para Barragens de Mineração da Barragem do Torto, em Brucutu.
Também estiveram presentes o coordenador de relações Institucionais da Vale, Daniel Argento, juntamente com o Analista de Relações Institucionais, Pedro Scaldini e os funcionários da Vale que fazem parte da Gerência do PAEBM, Vicente Alimento Júnior e Ricardo Giovenardi, além da secretária de Governo Joceline Kelles e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo José Quaresma.
De acordo com Daniel, a objetivo da visita é trazer o Plano da barragem, para que a Defesa Civil e o município apurem e se necessário apontem ajustes. “Precisamos construir juntos esse plano, para que ele saia da melhor forma possível”, ressaltou.
Nozinho reforçou a importância do apoio da mineradora na implementação da Defesa Civil, para que a comunidade esteja amparada com o máximo de recursos possíveis.
Criando Caminhos
Na mesma tarde, a Vale apresentou à parte da equipe de governo do Prefeito Nozinho, o projeto Criando Caminhos.
A apresentação foi feita via web pelos engenheiros da mineradora Laís Resende e Bruno Batista.
O projeto, em parceria com a Unifei, consiste no reaproveitamento de rejeitos da Vale na infraestrutura de pavimentação das estradas e São Gonçalo será uma das pioneiras na implementação do processo, que está em fase experimental.
O Secretário de Obras, Eduardo José Quaresma, parabenizou os engenheiros pela ideia. “Ressalto aqui a importância de um trabalho desenvolvido em parceria com as universidades.”, finalizou.