Home Artigos O Brasil e a CPLP

O Brasil e a CPLP

0
O Brasil e a CPLP

Dentro das comemorações dos 25 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, o Brasil está buscando retomar laços com a entidade e seus países membros.

Para celebrar a data, a CPLP está promovendo um grande encontro em Portugal, sede da entidade, com representantes dos países membros da CPLP: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

José Fernando Aparecido de Oliveira, prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil, receberá uma homenagem especial in memoriam destinada a seu pai, o saudoso embaixador José Aparecido de Oliveira, um dos principais fundadores e criadores da CPLP. Na foto, em Lisboa, José Fernando Aparecido está ao lado do embaixador Lauro Moreira, o primeiro embaixador do Brasil na CPLP.

Os 25 anos da CPLP

Os “25 anos de CPLP – Jornada Agostinho da Silva”, acontecerá no dia 11 de novembro de 2021, em Lisboa.

O evento é organizado pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados do Brasil, por intermédio das respetivas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e pretende ser uma homenagem à CPLP, que completa o 25º aniversário de sua fundação neste ano.

No programa, estão previstas intervenções na sessão de abertura do Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres (por vídeo mensagem – enquanto Primeiro-Ministro de Portugal durante a 1ª. cimeira da CPLP, em 1996), do Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues, do Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, do Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Arthur Lira, do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, do Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau e da Assembleia Parlamentar da CPLP, Cipriano Cassamá, da Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, Senadora Kátia Abreu e do Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Deputado Aécio Neves.

O seminário será composto por dois painéis, sendo o primeiro subordinado ao tema “A Língua Portuguesa no Mundo” – moderado pelo  Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) Incanha Intumbo, contará com as participações do Embaixador da Boa Vontade da CPLP e Ministro da Cultura de Angola, Filipe Zau, do Presidente do Instituto Camões, Embaixador João Ribeiro de Almeida, do Presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, e da escritora moçambicana Paulina Chiziane.

O segundo painel vai dedicar-se ao tema “Os 25 anos de CPLP – passado e futuro” e terá as intervenções do Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, do Representante Permanente de Angola junto da CPLP (Presidência em exercício da CPLP), embaixador Oliveira Encoge, da escritora cabo-verdiana Vera Duarte e de Geraldo Carneiro, membro da Academia Brasileira de Letras, com moderação de Lauro Moreira, antigo Representante Permanente do Brasil junto à CPLP.

Para além da intervenção do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, a sessão de encerramento vai ter também as alocuções do Embaixador Pedro Bretas, Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, e de Alexandre Pilati, da Universidade de Brasília, e Nelson Viana, da Universidade Federal de São Carlos, enquanto editores da publicação da FUNAG – “Panorama da Contribuição do Brasil para a Difusão da Língua Portuguesa” – a ser apresentada nesta sessão.

Durante o seminário, será ainda entregue uma placa de Honra ao Mérito, em razão dos 25 anos da CPLP, pelo convidado especial José Fernando Aparecido de Oliveira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here