Espetáculo de Teatro a partir do Texto de Fiódor Dostoievski
A companhia Lúdica dos Atores de Belo Horizonte em parceria com a Paulicea Companhia de Teatro de São Paulo, apresenta seu novo espetáculo, “O Sonho de Um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski.
O espetáculo traz a direção de Alexandre Kavanji, a orientação dramatúrgica de Solange Dias e a tradução de Vadim Nikitin, e propõe uma imersão no mundo fantástico de um dos maiores escritores da humanidade.
Em cena o ator (Leo Horta) formado pela academia russa de teatro e o músico (Léo Nascimento) propõem através de uma interpretação intensa um diálogo entre o mundo fantástico do autor e as reflexões de um homem comum.
Sobre a Peça O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO
O personagem mergulhado em reflexões sobre as contínuas frustrações em sua vida, bem como a falta de significado e propósito no mundo que o rodeia, adormece na poltrona diante do revólver carregado, após decidir acabar com sua própria vida. inicia-se então um dos sonhos mais fantásticos da literatura mundial. Apesar de se tratar de um assunto delicado, como é o suicídio, este tema apenas inicia um processo de reflexão que leva o espectador a pensar sobre o sentido da vida, a existência ou não do além vida, a força da empatia e o amor como um grande valor universal.
O Sonho de Um Homem Ridículo, um passeio pelo mundo fantástico de Fiódor Dostoievski, venham assistir!
Serviço:
Espetáculo: O Sonho de Um Homem Ridículo
Data: 14 de maio de 2023
Local: Teatro da FCCDA – Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, Itabira – MG, 35900-025
Horário: 20 horas
Entrada Gratuita. (senhas 01 hora antes da peça)
FICHA TÉCNICA
Um Espetáculo da Companhia Lúdica dos Atores; Produção: Argos Produções: Direção: Alexandre Kavanji : Assistência de Direção: Marina Galeri : Orientação Dramatúrgica : Solange Dias : Preparação Corporal: Priscila Patta : Ator: Leo Horta : Músico Léo Nascimento (Compositor da Trilha Sonora Original e ao vivo) Produção executiva: Rogério Tavares : Cenotécnico: Rogério Alves : Iluminação: Felipe Cosse: Texto – Edição: Fiódor Dostoiévski. O Sonho de Um Homem Ridículo, Tradução de Vadim Nikitin, São Paulo: Editora 34.
BREVE HISTÓRICO DA COMPANHIA
A Companhia Lúdica dos Atores, nasceu há 20 anos, em Belo Horizonte. Sua trajetória foi marcada pela pesquisa e montagem das peças de William Shakespeare com a intenção de reforçar e divulgar o caráter universal da obra do dramaturgo inglês, através da montagem de seus espetáculos de forma aberta e construídos a partir da pesquisa em torno da cultura popular.
O grupo possui em sua trajetória, oito montagens de repertório: “Hamlet em 15 Minutos”, “De Pobre a Nobre”, “Trabalhos de Amor Perdidos”, todas com direção de Marcos Vogel. A quinta montagem, “A Ilha da Magia” é uma adaptação do texto “A Tempestade” de Shakespeare, para o teatro infantil, dirigido, desta vez, por Ricardo Martins. A sexta montagem foi “O Rei Lear“ de William Shakespeare, a sétima montagem foi “Palhaços”, de Timochenco Wehbi, também com direção de Ricardo Martins. Em 2023 a Cia estreia seu novo trabalho, “O Sonho de Um Homem Ridículo”, de Fiódor Dostoiévski, tradução de Vadim Nikitin e Direção de Alexandre Kavanji.
Com estes espetáculos, o grupo se apresentou em projetos e movimentos culturais da capital mineira, percorreu cidades do interior de Minas Gerais e pelo Brasil, participou por cinco anos da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Belo Horizonte e marcou presença em festivais nacionais e internacionais.
Sem perder seu propósito de difundir atividades artísticas e culturais a partir de ações descentralizadas, visamos cumprir a função social do teatro que é, segundo nossa experimentação e pesquisa, “a arte é uma ferramenta poderosa na construção educacional do cidadão”.
CONTATOS:
Telefone (31) 97501-5790 (Leo Horta)
Instagram: @cialudicadosatores
https://www.facebook.com/cialudicadosatores