Reduzir o consumo, reutilizar e reciclar, ou pelo menos separar o lixo doméstico em seco e úmido, são pequenas mudanças de hábitos que em conjunto, podem salvar o mundo em que vivemos. Este foi o ponto crucial da palestra, “E aí, pra onde vai meu lixo?” da bióloga e professora de Educação Ambiental, Vanelle Wendy Costa.
O evento reuniu alunos do Ensino Fundamental II, do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra). As turmas foram divididas em quatro horários durante a manhã e tarde da última sexta-feira (10) no Centro Cultural.
A professora ressaltou que, do ponto de vista ambiental, a importância de saber descartar os resíduos. Certos tipos de lixo, muitos deles recicláveis, permanecem milhões de anos no ambiente, formam ilhas no oceano e matam animais aquáticos. Ela explicou aos estudantes a forma que os materiais devem ser descartados, as cores dos compartimentos de coleta e como a reciclagem pode gerar emprego e renda para as pessoas.
A atividade faz parte da programação do mês do Meio Ambiente que ainda promoverá visitas de alunos ao Aterro Sanitário para conhecerem os processos de separação do lixo reciclável e outros trabalhos.
Essa foi mais uma ação da administração municipal, a fim de promover a qualidade de vida através da promoção da conscientização da população, em especial os estudantes, sobre a importância do cuidado ambiental.
Nívia Leles/Acom/PSGRA
Estudantes escutam atentos às informações sobre cuidados ambientais