Pela primeira vez, projeto Cidadão Vivo é realizado aberto à comunidade
A sexta-feira, dia 2 de junho, foi de cinema para os moradores do bairro Gabiroba. Pela primeira vez, o projeto Cidadão Vivo realizou uma sessão aberta à comunidade. Desde sua criação, em 2011, o projeto só tinha acontecido dentro dos muros das escolas públicas do município.
“Eu agradeço muito a chance de ser um representante da Câmara de Itabira e poder trazer o cinema aqui para o bairro Gabiroba. É o primeiro fora das escolas e a gente se sente muito honrado em saber que o projeto está dando certo, levando cultura e aprendizado para os moradores. Isso só nos traz alegrias e tenho certeza que o Cidadão Vivo já virou um sucesso”, comemorou o vereador Tãozinho Leite, idealizador da ação.
Para que a exibição fosse possível, a Câmara contou com a parceria da Paróquia de Santo Antônio. Assim, a animação “Rio 2” foi o filme escolhido e o evento integrou a agenda da 29ª edição da tradicional Festa do Padroeiro. Francismara Maria da Silva, coordenadora geral da Comunidade Santo Antônio, responsável pela Liturgiae integrante do Movimento Legião de Maria, o cinema agregou muito à agenda do evento.
“Nossos paroquianos estão muito satisfeitos. É a primeira vez que recebemos esse tipo de evento em nossa programação e tenho certeza que todo mundo gostou muito de ter esse tempo de assistir um bom filme, comer uma pipoca, tomar um refrigerante e viver esse momento de lazer”, destaca.
Fé e cultura
Para Júlio Contador, vereador e representante do bairro, promovereventos sociais agregando à religiosidade é uma tradição da Festa de Santo Antônio. “A gente dá muita importância à descentralização da cultura e da arte porque as periferias precisam de alcance a esse tipo de atividade. O Tãozinho Leite é o responsável por esse projeto que é muito enriquecedor. Essa é uma ação grandiosa, ao ar livre, em um espaço aconchegante e tem tudo para agregar valores. E, hoje, ele ultrapassou o muro das escolas e está aberto a todos”.
Para o Padre MarianusFrederikusGati, pároco da Igreja de Santo Antônio, “não tem como separar a fé da cultura. E fico muito alegre de ver ambas caminhando juntas aqui. Vim para Itabira em plena pandemia, em 2021, e graças à Deus agora chegamos num momento tão maravilhoso de realizar a festa assim, com o público presente. Pela quantidade de pessoas, percebemos que trazer esse tipo de atividade nas comunidades agrada aos moradores. As pessoas estão abraçando a ideia. Acho que deveríamos fazer mais coisas assim, pois talvez haja muitas pessoas que nunca foram ao cinema e que essa seja a primeira vez”, conclui.
Equipe
A realização é da STARMAX, direção de produção de Pedro Figueiredo. A equipe contou ainda com a locução de Persival Afonso, monitores Luciene Costa, Jaqueline e Demerson Alves, fotografia de Mardem Gonçalves e Paulo Sá, designer gráfico da ArtPprint, sonorização de Marco Aurélio, técnicos de projeção Sávio Oliveira e Daniel Rodrigues e assessoria de comunicação de Marcos Almeida.