Em uma videoconferência, no fim da tarde da última sexta-feira (19), o diretor-geral da ArcelorMittal Monlevade, Fabiano Cristeli de Andrade, anunciou ao vice-prefeito da cidade, Fabrício Lopes (Avante), que a empresa vai ajudar o Hospital Margarida com a doação de recursos e equipamentos para a ampliação do atendimento aos pacientes com coronavírus.
Uma parceria entre a Prefeitura de João Monlevade e o Hospital Margarida busca aumentar o número de leitos na enfermaria que trata pacientes com Covid-19 e pessoas com suspeita da doença. A Prefeitura se comprometeu a ceder dois médicos e três fisioterapeutas para atender no local. Já a ArcelorMittal vai custear 10 novos leitos, pelo período de três meses.
A empresa também vai doar cinco cateteres de alto fluxo e financiar a adaptação tecnológica de dez ventiladores pulmonares que estão em uso na entidade. O objetivo é introduzir novos softwares nos aparelhos, permitindo o melhor monitoramento dos pacientes com coronavírus. Já o uso dos cateteres, minimiza o risco de intubação dos pacientes com Covid-19.
Fabrício Lopes agradeceu as doações anunciadas por Fabiano Cristeli. “Em nome do prefeito Dr. Laércio Ribeiro [PT], quero agradecer a ArcelorMittal Monlevade que mais uma vez demonstra seu compromisso com João Monlevade”, disse o vice-prefeito.
A secretária de Saúde de João Monlevade, Mirellié Santos, também participou da videoconferência e afirmou que a ajuda da empresa alivia a situação que o hospital e o município enfrentam. “Uma notícia dessa, em meio a tudo que os pacientes e profissionais têm enfrentado nos últimos dias, nos alivia”, disse a secretária.
O chefe de gabinete do prefeito, Geraldo Giovani ressaltou a importância do papel desempenhado pela ArcelorMittal no município durante a pandemia. “Mais uma vez a empresa demonstra sua responsabilidade social com João Monlevade”, declarou.
Mais cedo, a empresa realizou uma videoconferência para comunicar ao hospital sobre a ajuda solicitada pela entidade e pela Prefeitura.