Polícia Civil deflagra Operação Polícial Caedes em Nova Era

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Era, área de circunscrição da Delegacia Regional de João Monlevade, deflagrou nesta sexta-feira (27/01/2023) a “Operação Caedes”, para o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Nova Era.
A operação teve como objetivo auxiliar nas investigações de um duplo homicídio ocorrido na cidade na madrugada do dia 01/01/2023 e na repressão ao tráfico de drogas no município.
Na ocasião, quatro indivíduos armados assassinaram a tiros um casal dentro de um bar no Bairro Morada dos Heróis. A motivação dos homicídios seria a disputa por pontos de tráfico de drogas e a ordem para o crime teria partido de dentro da Penitenciária de Juiz de Fora. O nome da operação, Caedes, faz referência a massacre.
No decorrer das investigações que antecederam à Operação Policial, foi apreendida uma submetralhadora de fabricação caseira que era utilizada por uma das vítimas para ameaçar e intimidar seus rivais.
Durante o cumprimento dos mandados, nesta data, foram apreendidos aparelhos celulares, drogas (crack, maconha e cocaína), além de instrumentos utilizados para o fracionamento e dolagem de drogas.
Foram cumpridos três mandados de prisão. Um quarto indivíduo encontra-se foragido e diligências estão sendo realizadas a fim de localizá-lo.
Ainda durante a operação, com o apoio dos Policiais Penais de Juiz de Fora, foi localizado um telefone celular na cela onde se encontra preso o provável mandante do crime. Segundo apurado, o referido aparelho provavelmente foi utilizado pelo criminoso para dar a ordem aos seus comandados para executar o casal de traficantes rival.
A operação contou com o apoio de Policiais Civis de João Monlevade e Itabira, Canil da PCMG, Apoio Aéreo da PCMG, Policia Militar de Nova Era e Polícia Penal de Juiz de Fora.

Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional, onde se encontram à disposição da Justiça.