A Prefeitura de João Monlevade aderiu ao consórcio público instituído com o intuito de adquirir vacinas para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A adesão exige uma manifestação preliminar para firmar protocolo de intenções com a finalidade de adquirir os imunizantes.
A manifestação do município foi assinada e encaminhada à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no dia 2 de março, pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT). No dia 3, a FNP encaminhou resposta ao município confirmando o recebimento do documento. O consórcio público será regulamentado pela Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005, e pelo decreto federal nº 6.017, de 17 de janeiro de 2007.
Prefeitura vai contratar 20 fiscais
Além de aderir ao consórcio de aquisição de vacinas, a Prefeitura de João Monlevade vai contratar temporariamente 20 agentes de endemias, classificados no Concurso Público 001/2016, para trabalhar no combate à pandemia do coronavírus. A contratação será pelo período de seis meses.
Além do exercer atividades de combate à disseminação da Covid-19, os fiscais executarão tarefas de serviços de orientação à população e apoio ao pessoal de saúde.
O candidato não poderá estar enquadrado no grupo de risco de contágio de coronavírus, conforme as normas do Ministério da Saúde, tais como: pessoas de 60 anos ou mais, cardiopatas graves ou descompensados, pneumopatas graves ou descompensados, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado, diabéticos, gestantes e puérperas. Os contratados passarão por um treinamento específico para desenvolverem suas atividades com eficácia.