Saae decreta racionamento de água em Itabira

Medida emergencial começa a valer nesta terça-feira (5) e vai até o dia 20 de outubro, seguindo cronograma dividido por bairros

A Prefeitura de Itabira publica decreto nesta terça-feira (5) com autorização para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) adote o racionamento de água no município. Por meio desse ato, é previsto o rodizio diário entre os bairros com objetivo de equalizar os reservatórios da cidade, hoje praticamente exauridos em função do drástico período de escassez. A medida vale até o dia 20 de outubro.

A decisão pelo decreto de racionamento se dá pela forte estiagem dos últimos meses, um problema verificado em várias partes do Brasil, especialmente em Minas Gerais, e que tem agravado o crônico problema da distribuição de água em Itabira.

Para montar o cronograma de racionamento, os técnicos do Saae mapearam a rede de abastecimento de água em Itabira em seis regiões e criaram uma tabela que prevê a interrupção diária em cada um dos grupos. Assim, cada bairro da cidade ficará desabastecido um dia por semana. Nos domingos não haverá racionamento.

De acordo com o Saae, a divisão regional leva em consideração critérios como capacidade de reservatórios, população e extensão geográfica do bairro.  “Temos quilômetros de rede de água e não escolhemos abrir e fechar registros por nome de bairro. Há critérios técnicos. Todas nossas ações de manobras são planejadas e objetivam equilibrar a distribuição de água na cidade”, explica o gerente-operacional da autarquia, Júlio Saldanha.

Durante o período de validade do racionamento, hospitais não terão o abastecimento comprometido. O Saae também adotará estratégias para que não falte água em serviços essenciais, como PSFs, centros de referências sociais (Cras) e outros endereços que demandem atenção especial.

O cronograma de racionamento será amplamente divulgado à população por diversos meios, físicos ou eletrônicos, redes sociais e veículos de imprensa. Também será montado um grupo de discussão com entidades, setores da sociedade civil e Câmara de Vereadores.

“Nossa intenção é que a comunidade entenda tudo o que estamos fazendo, da maneira mais transparente possível. É um momento crítico, uma estiagem muito severa e que tem comprometido a prestação do serviço. Não estamos medindo esforços para amenizar a situação. O racionamento é uma ação dura, sabemos disso, mas algo necessário agora para não comprometer ainda mais o abastecimento do itabirano. Esperamos que ao final desses 15 dias estejamos com uma situação muito melhor que a de hoje”, diz a presidente do Saae, Karina Lobo.

Uso consciente

O cenário grave aumenta ainda mais a importância do uso consciente da água. Por isso mesmo, o decreto da Prefeitura também autoriza que o Saae estabeleça restrições para utilização de água tratada em atividades que não sejam consideradas essenciais. A autarquia poderá intensificar a fiscalização e vedar o uso do recurso em atividades como:

– Lavagem de veículos automotores de qualquer espécie com água potável distribuída pelo Saae;

– Irrigação de gramados, jardins e floreiras;

– Reposição total ou troca de água de piscinas de clubes, entidades ou residências;

– Lavagem de calçadas de prédios comerciais e industriais, condomínios ou residências.

Ainda durante a vigência do decreto, os estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais deverão restringir o uso da água potável ao mínimo indispensável para suas atividades consideradas essenciais, conforme as especificidades de cada imóvel. O descumprimento dessas medidas poderá acarretar em advertência e, em caso de reincidência, aplicação de multa conforme legislação municipal.

Mais detalhes do racionamento e da atual situação hídrica de Itabira serão informados pela presidente Karina Lobo nesta terça-feira, em entrevista coletiva, às 10h, na sede do Saae, no bairro Pará.

Cronograma do racionamento:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
Baixada Grande

CDI

Córrego do Meio

Nova Vista

Pedreira

Penha

Santa Inês

Santa Matilde

São Francisco

Vila Amélia

Vila Cisne

Vila Paciência

Vila São Joaquim

Village da Lagoa

Vista Alegre

14 de Fevereiro

Alto Pereira

Barreiro

Bela Vista

Caminho Novo

Campestre

Centro (lado Esplanada)

Eldorado

Esplanada

Jardim das Oliveiras

Major Lage (baixa)

Santo Antônio

São Pedro

Amazonas

Areão

Bethânia

Clóvis Alvim I

Clóvis Alvim II

Gabiroba (baixa)

Hamilton

Juca Batista

Machado (alta)

Madre Maria

Major Lage (alta)

Novo Amazonas

Santa Isabel

São Bento

Vila Piedade

Vila São Geraldo

Água Fresca

Centro (lado Merc. Munic.)

Colina I

Colina II

Colina III

Colina da Praia

Cônego Guilhermino

Morada da Brisa

Panorama

Pará

Praia

São Cristóvão

São Marcos

Vila Prudêncio

Vila Salica

Beleville

Belomonte

Buritis

Flamboyant

Gabiroba (alta)

Jardim dos Ipês

Jard. Universitário

Juca Rosa

Machado (baixa)

Ribeira de Baixo

Santa Tereza

Vale do Sol

Vila da Serra

Abóboras

Bálsamos

Belvedere

Conceição

Fênix

João XXIII

Monsenhor

Pedra do Vale

Ribeira de Cima

Santa Marta

Santa Ruth

Valença