A região, rica em recursos hídricos, enfrenta dificuldades de abastecimento devido ao volume insuficiente de armazenamento.
Um problema que se arrasta há anos está sendo resolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira na comunidade da Serra dos Alves, onde são feitas obras de melhoria do sistema de captação e distribuição de água. O investimento é na ordem de R$ 700 mil e vai beneficiar cerca de 116 residências e, aproximadamente, 300 moradores.
Na noite de ontem (23), servidores da autarquia participaram de uma reunião na comunidade, junto ao Instituto Bromélia, para tirar dúvidas dos moradores e iniciar o cadastro de adesão aos serviços do Saae.
A região, rica em recursos hídricos, enfrenta dificuldades de abastecimento devido ao volume insuficiente de armazenamento. Situação que se agrava nos feriados, e nos finais de semana, quando cresce o número de turistas.
Diante deste problema, o Saae iniciou a construção de uma nova rede de abastecimento de água, com extensão aproximada de 1.500 metros. Além disso, vai triplicar a capacidade de reservação da água, passando dos atuais 20 mil litros para 60 mil.
Já a captação será em uma nascente, mas antes de chegar às torneiras das casas da população, passará por processos de filtragem simples e desinfecção com clorador de pastilha.
Para coleta e tratamento do esgoto da comunidade, o Saae também investe em cerca de 40 biodigestores. O equipamento tem o intuito de substituir o sistema de fossas negras, comumente utilizado no meio rural e que contamina o solo, lençois freáticos e cursos d’água.
“A nossa expectativa é que nos próximos meses possamos entregar as obras de melhoria do abastecimento da comunidade e por fim ao problema crônico de distribuição de água”, disse o diretor-presidente do Saae, Carlos Carmelo Torres Moreira, o Cac.