Nesta segunda-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Águas e Esgotos (DAE), lança uma série de ações na área ambiental, relacionadas diretamente à questão da preservação e conservação da água na cidade.
“A meta principal da iniciativa é lembrar da importância da água durante todo o ano e não apenas num dia específico”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva. Geraldo Amaral, Diretor do DAE, também apontou a importância de trabalhos contínuos. “Vamos desenvolver, sempre em parceria, ações no nosso dia a dia para que possamos preservar ainda mais esse recurso fundamental para nossa existência”.
Além das ações propostas pela administração municipal, crianças da cidade serão convidadas a apresentar projetos desenvolvidos com os professores e que fomentem a preservação dos recursos hídricos. É importante salientar que todas as atividades ocorrem por meio virtual, devido às regras sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus.
Nascentes
Entre as ações propostas a serem desenvolvidas ao longo do ano pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo DAE está a revisão das nascentes de João Monlevade. Em 2002, quando realizado o último levantamento, foram constatadas 28 nascentes perenes na cidade. Porém, nesse tempo, algumas deixaram de existir e outras surgiram. Por isso a importância de um novo diagnóstico.
Outra atividade que já está em andamento é o cercamento e revitalização da nascente no bairro Cidade Nova. O primeiro passo é o levantamento da área pertencente ao município para, posteriormente, o local ganhar plantio de mudas provenientes de compensações ambientais. Outra nascente monitorada mais de perto é a do bairro José de Alencar. A preservação dela é uma das condicionantes ambientais para a licença de instalação do loteamento Jardim Primavera.
Mais ações
Em planejamento, está a expansão do projeto Ecobarreiras. Na prática, o sistema retém resíduos sólidos (lixo) jogados no Rio Piracicaba. Já há uma ecobarreira no bairro Santa Cruz e a intenção é instalar outra no Jacuí.
O estudo das atuais condições da mata ciliar próxima ao ponto de captação da água de abastecimento de João Monlevade e posterior projeto da viabilidade de recuperação do local é outra ação ambiental que passa por discussões. A prospecção para revisão do Plano de Saneamento, limpeza constante de córregos e aumento da educação ambiental em escolas e comunidades com práticas de uso sustentável e de conservação da água também estão em análise.