Treinar profissionais e testar recursos serão objetivos do simulado de emergência na CENIBRA

Nesta quarta-feira (17/7), a CENIBRA fará uma simulação de condição de emergência, na unidade fabril, no município de Belo Oriente/MG. O objetivo da ação é treinar os seus profissionais, bem como testar os recursos que podem ser utilizados em caso de acidentes reais. Das 14 às 16 horas, será possível ouvir sirenes, alarmes e movimentação atípica nas portarias da Empresa. Até um helicóptero poderá ser utilizado para simular o resgate de pessoas. 

Para o treinamento, será feita uma simulação de explosão nas dependências da Empresa, conduzida e supervisionada por uma equipe multidisciplinar de segurança, saúde ocupacional e atendimento a emergências. Não haverá risco às pessoas que estiverem na fábrica nem à comunidade do entorno. 

A CENIBRA conta com uma equipe multidisciplinar de segurança e saúde ocupacional para atendimento a emergências. 

Para Wander Amâncio Teles, coordenador de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, o treinamento é uma oportunidade de identificar melhorias no plano de resposta a emergências da Empresa. “Todos os colaboradores próprios e de prestadores de serviços estarão envolvidos no exercício de evacuação geral da fábrica”, afirmou Teles. Procedimentos serão colocados em prática e as pessoas poderão exercitar o comportamento seguro e adequado nesses casos. 

Para compartilhar aprendizados e gerar sinergia, esta iniciativa é uma ação realizada em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) da CENIBRA e contará com a participação da equipe do Plano de Apoio Mútuo do Valo do Aço (PAM-VA) e a Quinta Base Regional de Aviação do Estado de Minas Gerais (5ª BRAVE). 

 

Sobre a CENIBRA

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG). Está presente em mais de 54 municípios mineiros, com mais de 8 mil colaboradores próprios e terceiros. Estruturada com base nos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, é apoiada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), composta por colaboradores próprios e prestadores de serviço que disseminam a importância do conceito de cuidado ativo no ambiente de trabalho.