Um dia após ser diplomado, prefeito eleito morre em acidente na BR-262

Ronaldo Cardoso do DEM perdeu o controle da direção, bateu em um caminhão e caiu em uma ribanceira na noite de quinta-feira (17). Condutor do outro veículo teve ferimentos leves.

Veículo de prefeito eleito de Tapiraí caiu em ribanceira de aproximadamente quatro metros — Foto: PRF/Divulgação

O prefeito eleito nas eleições municipais de 2020 na cidade de Tapiraí, na região Alto Paranaíba, morreu na noite de quinta-feira (17) em um acidente na BR-262, em Moema. Ronaldo Cardoso (DEM) teve 995 votos, 59,47% do total. Um dia antes ele tinha sido diplomado para o próximo pleito. O atual prefeito Leonardo José de Oliveira (MDB) decretou luto de três dias e lamentou o ocorrido. A Câmara ainda não se manifestou sobre o assunto.

O corpo de Ronaldo chegou a cidade no inicio da tarde desta sexta. O político está sendo velado na quadra do poliesportivo municipal. O velório é aberto a população e o sepultamento deverá ocorrer por volta das 17h. O vice-prefeito eleito, Vanderlei Cassiano de Resende (Avante), contou como recebeu a notícia.

“Era por volta das 21h30, um colega me ligou passando a notícia e perguntando se era verdade. Eu, a princípio, disse que não sabia, que não acreditava nisso. Mas, outros colegas começaram a me ligar e perguntar daí eu fui verificar. Liguei para o cunhado dele que se encontrava no local e ele falou que infelizmente havia ocorrido o acidente e ele tinha vindo a óbito”, contou.

Vanderlei destacou também ainda, o sentimento em relação a perda do colega de campanha.

“O sentimento é o pior possível, trabalhei com ele na campanha durante uns seis meses, praticamente andávamos juntos todos os dias. Sabíamos das nossas dificuldades até mesmo em relação aos nossos adversários, que são pessoas também muito competentes. Mas, com muita humildade conquistamos, o Ronaldo era uma pessoa muito humilde, é a mesma coisa de ter perdido um irmão meu de coração”, lamentou.

Luto

Faixas pretas foram colocadas nas janelas do Executivo de Tapiraí que decretou luto de três dias — Foto: Thomaz Albano/G1

A Prefeitura Municipal de Tapiraí decretou luto de três. Nas janelas do prédio do Executivo foram estendidas faixas pretas. O atual prefeito, Leonardo José de Oliveira (MDB), lamentou a morte de Ronaldo e disse que todo o município se solidariza com a família do político.

“A gente está muito chocado, não esperávamos isso nunca na vida. Estamos todos tristes, não só os eleitores dele, mas toda a cidade, todo o povo tapiriense. Estávamos com esperança porque ele iria pegar a casa arrumada, com um “dinheirinho” razoável, ao contrário até do que aconteceu comigo. Trabalhamos muito e deixamos a casa em boas condições para ele realizar o sonho dele, mas Deus não deixou. Que Deus o tenha e dê conforto a família, estamos aqui de portas abertas a disposição de todos”, encerrou.

O acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ronaldo seguia sentido Bom Despacho a Luz, quando no Km 497,7 no perímetro do município de Moema, perdeu o controle da direção atingiu uma barra metálica de proteção lateral da pista e foi para contramão onde bateu de frente com um caminhão que seguia na direção oposta.

Com o impacto da batida, o veículo do prefeito rodou na pista e caiu de um barranco de aproximadamente quatro metros de altura. O caminhão parou após bater em uma árvore na faixa de domínio.

O político não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o condutor do caminhão, um jovem de 24 anos, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Bom Despacho. O estado de saúde dele não foi informado.

A perícia da Polícia Civil da cidade de Bom Despacho esteve no local do acidente e fez os trabalhos de rotina.

Por Mariana Gonçalves e Thomaz Albano, G1 Centro-Oeste de Minas