Uma das maiores escolas de Itabira, Ester Pereira Guerra é mais uma a ter a reforma totalmente concluída

Após passar por uma reestruturação em todo o prédio, a escola é entregue à comunidade do bairro Gabiroba

Um espaço novo, moderno e bem estruturado. É essa a nova realidade da Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba, depois das obras de reforma e ampliação, um investimento que há muitos anos era esperado por toda a comunidade. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), e contou com a presença de alunos, profissionais da educação, pais e autoridades. Com muita animação, os estudantes apresentaram atrações artísticas para celebrar a data, que promete ficar na história.

 Foto: André Luiz Oliveira

O motorista Florisvaldo Magela, pai do pequeno Rafael, aluno do 4º ano, agradeceu pela oportunidade de ver o filho estudar em uma escola mais bonita e confortável. “A escola nunca foi reformada, agora aumentaram mais duas salas e colocaram o elevador. A escola ficou ótima, estou gostando muito, meu filho está muito satisfeito. E ainda tem a merenda e os profissionais que também são muito bons”, contou.

A escola é uma das maiores da rede municipal de Itabira, com cerca de 650 crianças, nos turnos da manhã e tarde. As obras contemplaram a modernização de toda a estrutura, com correção de problemas antigos no telhado, ampliação de quatro novas salas para abrigar melhor os alunos e servidores, além de instalação de uma plataforma elevatória e adequação dos banheiros, o que garante mais acessibilidade. Na entrada principal da escola ainda foram instaladas plataformas metálicas, para melhorar a segurança dos alunos.

Foto: André Luiz Oliveira

Durante a entrega da obra, o prefeito Marco Antônio Lage lembrou da estrutura da antiga escola e ficou satisfeito com o novo visual da escola. Na oportunidade, o chefe do Executivo Municipal, deixou uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.

“Queria deixar aqui uma homenagem especial às professoras e às profissionais da escola, o dia da mulher é celebrado hoje, mas lembra um momento triste do passado da nossa história. Lembra também da importância da mulher em nossa sociedade. É impressionante como a educação, historicamente é conduzida por mulheres. Hoje as mulheres ocuparam espaço em todas as áreas de trabalho e sociais. Fica aqui o meu abraço muito carinhoso para todas as mulheres neste dia especial”, destacou o prefeito.

Foto: André Luiz Oliveira

O momento também foi oportuno para relembrar os investimentos da educação, que passam pela reforma das 27 escolas do município e a valorização dos servidores. A diretora da escola, Lúcia Simões Silva Lage, agradeceu pelas conquistas neste período. “É uma alegria imensa estar aqui com as portas abertas da escola, com esta estrutura maravilhosa. As nossas crianças merecem todo o conforto e segurança. Nós temos agora um elevador, para inclusão de todos os alunos, sala de informática, secretaria ampliada, uma estrutura muito bacana.. Vamos fazer a diferença na vida das nossas crianças” celebrou a profissional de educação.

Em seu discurso, a secretária de Educação, Laura Souza, também enfatizou as grandes conquistas que garantem uma educação de qualidade em Itabira. “Entregar uma escola nova para o conforto destas crianças, com laboratório, cozinha reformada e biblioteca, é trazer dignidade, esperança e respeito para as crianças e funcionários. O investimento em educação acontece em todos os ângulos como o novo plano de cargos, piso salarial, para os servidores. E para os alunos temos aula de robótica, laboratórios de ciências e informática estruturados e vários outros projetos, já consolidados”.