Sítio arqueológico de Casas Velhas mantido pela Vale na Serra dos Mascates, região da Serra da Moeda (MG)
A Vale, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG), lançou este ano o Curso de Especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto, com o objetivo de capacitar profissionais especializados na proteção do patrimônio arqueológico.
São 50 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até 30 de junho pelo site http://www.posarqueologia.ufv.
A pós-graduação é gratuita, sem cobrança de taxa de inscrição, mensalidades ou taxas adicionais. O curso terá 18 meses de duração, com início em agosto e término em dezembro de 2023. As aulas teóricas serão ministradas no formato de ensino a distância (EAD) e haverá aulas práticas presenciais uma vez por mês, às sextas e sábados.
A Vale mantém e protege dez patrimônios culturais arqueológicos em Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero, como Fábrica Patriótica (Ouro Preto), Forte de Brumadinho (Brumadinho), Cata Branca (Itabirito) e Casa de Pedra de Brucutu (São Gonçalo do Rio Abaixo). Essas áreas são de grande relevância para a Vale e para o Estado, porque abrigam resquícios dos primórdios da mineração em Minas Gerais.
“Cientes da relevância deste patrimônio cultural e na busca pela democratização e valorização da nossa história, firmamos esse convênio, de forma voluntária, com a Universidade Federal de Viçosa para o fomento de pesquisas dedicadas ao desenvolvimento de técnicas e protocolos para a manutenção, proteção e difusão dos sítios arqueológicos. Mesmo com todos os esforços da empresa para manutenção e preservação das áreas, precisamos ampliar a discussão do tema para a definição e aplicação de métodos específicos de conservação preventiva”, destaca Warley Delgado, arqueólogo da Vale.
Visitas virtuais
No site da Vale é possível conhecer alguns sítios arqueológicos pelo endereço www.vale.com/sitios-
Serviço
Curso de Especialização em Preservação e Difusão de Estruturas e Sítios Arqueológicos a Céu Aberto
Investimento: curso gratuito
Inscrições: até o dia 30 de junho pelo site http://www.posarqueologia.ufv.
Duração: 18 meses, com início em agosto de 2022 e término em dezembro de 2023
Formato: Híbrido, com aulas virtuais e presenciais