Mesmo assim, haverá pancadas típicas da estação; previsão do Inmet é de natal com chuvas.
O verão começou oficialmente às 7h02 da manhã desta desta segunda-feira (21). E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que esta estação, normalmente chuvosa e quente, tenha chuvas com intensidade de 20% a 30% abaixo do esperado, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, em todo o estado de Minas Gerais.
Já as temperaturas máximas deverão ficar acima da média.
“A tendência é que tenhamos chuva em todo estado abaixo da média. Esperamos ocorrências de veranico, que significa dias consecutivos sem chuvas, durante o período chuvoso. A previsão é de céu claro com ausência de nuvens. Máxima bem elevada, acima de 30 graus em Minas”, detalhou a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.
Em Belo Horizonte, o verão também deve ser quente e com menos chuva, mas isso não significa que não existam riscos de temporais em alguns dias.
A máxima prevista para esta segunda-feira (21), por exemplo, é de 30°C, e a Defesa Civil já emitiu alerta de possibilidade de chuva de 20 a 30 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, válido até 8h de terça-feira (22).
Segundo Inmet, isso é reflexo de uma massa de ar quente que está atuando em todo o estado. “Aliada a alta umidade, ela pode provocar pancadas de chuva hoje à tarde”.
Já a previsão para terça-feira (22), na capital mineira, é de céu nublado com pancadas de chuvas, temperatura máxima de 30°C e mínima de 19°C, com pancadas de chuva à tarde e à noite.
Em Minas, a chuva deve ficar acima da média no Triângulo, Sul, Central e algumas cidades da Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, o sol deve predominar em quase todos os dias.
Natal com chuva
Segundo a meteorologista, o natal deve ter bastante chuva, desde quarta-feira.
“A partir de quarta a tendência é ter mais nebulosidade e chuva em qualquer parte do dia. Isso se deve a uma frente fria que avança pelo litoral e favorece a formação de áreas de instabilidade em Minas”, explicou Anete.
A previsão diz que a temperatura máxima pode chegar a 26°C em todo estado no dia do natal, sexta-feira (25). “Céu nublado, o dia poderá amanhecer bem fechado”, disse ela.
A primavera que se despediu nesta manhã “foi a estação mais quente da história de Minas Gerais”, desde quando começaram as medições pelo Inmet, em 1910.
O registro do recorde de calor foi no dia 7 de outubro.
O recorde anterior tinha sido registrado no sábado dia 3 de outubro, quando os termômetros alcançaram inéditos 37,8°C.
Recomendações da Defesa Civil
Veja as recomendações para dias de chuva:
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
⠀Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀Atenção especial em áreas de encostas e morros.
⠀Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀ Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
⠀ Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Por Maria Lúcia Gontijo, G1 Minas