Visita a Barra de São Francisco, encontra portas abertas para o Espírito Santo

Estivemos o Amantino Andrade e eu, em visita ao município de Barra de São Francisco. A cidade localizada a Noroeste do Espírito Santo, faz divisa com Minas Gerais. Gastamos seis horas e meia de viagem de Monlevade até lá. Mas tudo bem valeu a pena! Conhecer todo o trajeto até Barra de São Francisco. Antes, passamos por Mantena, onde na volta paramos para uma visita rápida à estudante, Laís Soares.  A garota está cursando e conclui esse ano, Medicina, em Buenos Aires.

Rhaoni (Secretário de Administração), Anderson (Secretário do Prefeito), José Norberto de Jesus (Produtor Cultural), Gavinha (Secretário de Comunicação) e Amantino (Produtor Cultural)
Rhaoni (Secretário de Administração), Anderson (Secretário do Prefeito), José Norberto de Jesus (Produtor Cultural), Gavinha (Secretário de Comunicação) e Amantino (Produtor Cultural)

Entre um assunto e outro, o encontro serviu para conhecermos detalhes sobre o curso que, embora particular, é de altíssimo nível a universidade. Diga-se de passagem, o curso é um convite aos brasileiros para experimentar essa excelente oportunidade no país vizinho. Matrícula e o exercício do curso, os dispêndios financeiros são razoáveis, em relação aos investimentos que requerem seu custeio e o aluno sai qualificado. Ao término da visita, aproveitamos o trajeto para um rápido numa prosa com o empresário Adriano Profírio, que tem boas influências com a prefeitura de Mantena e o município de Barra de São Francisco e velho companheiro, que valeu o reencontro.

A cidade de Barra de São Francisco de braços abertos para Minas Gerais

Com uma população beirando os 50 mil habitantes, percebemos o quanto uma linha divisória imaginária, faz a diferença no limite entre dois municípios. Saímos do território mineiro para a outra divisa e logo se percebe a mudança de comportamento das pessoas Cada um representando seu estado, a exemplo de Mantena em Minas e Barra de São Francisco o Espírito Santo.

No primeiro contato, ao notarem que não éramos de região, foram atenciosos e durante o convívio no município, se mostraram comunicativos e prestativos conosco. Nos últimos dez anos, pudemos perceber o quanto os municípios cresceram e desenvolveram economicamente de maneira surpreendente.

Descobrindo o município

Outro detalhe interessante, observamos conjuntamente, a satisfação e o interesse das pessoas da cidade, que se mostraram interessadas em trocar conhecimentos conosco. A começar pelo prefeito, Sr. Erivaldo dos Anjos, o qual pela gestão em prática, colocada a Prefeitura de Barra de São Francisco a serviço do povo. Um   prefeito que se coloca à frente das boas e inovadoras iniciativas. Não é por acaso, que a prefeitura tem se colocado à frente, como um instrumento catalizador.

Uma ´porta de entrada´ aberta para a juventude. Um dos motivos e interesse de nossa viagem a Barra de São Francisco, está diretamente relacionada ao conhecimento da riqueza cultural e econômica do município. Isto é, entender um pouco mais sobre o projeto que eles vêm desenvolvendo no crescimento do município.

O Lítio e o Granito são dois minerais expoentes na receita do município, afora os serviços oferecidos pelo comércio local. São dois minerais de alto valor comercial, que estão há muito gerando dividendos econômicos para o município e região.

Gestão

Outro aspecto que nos chamou a atenção, foi o número expressivo de jovens, prestando serviços para o poder público. O exercício do serviço público, integrado no aprendizado da máquina administrativa. Durante a visita a diversos setores da prefeitura, tivemos o prazer de ter contato com vários jovens à frente de responsabilidades, que lhes têm proporcionado experiência e conhecimento, na ocupação e assentos de destaque nos afazeres do trabalho público, inclusive nas secretarias de Administração, dentre outros locais significativos, nas 22 secretarias que compõem o núcleo administrativo do paço municipal.

Secretaria Municipal de Cultura

A palavra cultura é derivada de colere, do Latim, que significa “cuidar de”. Já a palavra “arte” é derivada de ´ars´, do Latim, que significa “técnica”, “habilidade”. A cultura é comumente associada com diferentes tipos de artes, como a música, o teatro e a pintura. A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Encontro com o Secretário de Cultura

A partir das premissas culturais expressas acima, ficamos tranquilos. Nos sentimos muito à vontade para esse encontro com o Secretário Municipal de Cultura, Walber Paiva.

Ele, gestor à frente de uma pasta responsável no município pela cultura, que promove o lazer, o entretenimento, o conhecimento e tantas outras formas de expressar a arte, além de valorizar os artistas locais e os amantes das boas coisas que enriquecem o saber. Pessoa de um amplo conhecimento, culto e receptivo, o Sr. Walber Paiva se mostrou interessado em estabelecer trocas de conhecimentos, que possam apresentar sugestões capaz de fortalecer a cultura local, de modo que o encontro se transformou numa troca que, certamente, renderá bons frutos aos dois municípios. Um intercâmbio capaz da locomotiva, símbolo de integração seja o elo cultural tão necessário nesse circuito que se encontra em curso, que, não tenha dúvida, terá um vagão especial, capaz de levar a cultura da cidade e de abrir espaços para o vagão que virá de volta para trocas engrandecedoras aos dois municípios, geradores de ótimas inspirações e intercâmbios, tendo como pilar cultural, os instrumentos que fomentam as atividades em torno do poeta, escritor e romancista, Carlos Drummond de Andrade, a exemplo da carreta cultural produzida pela UFMG de Belo Horizonte.

 

Encontro

O Secretário Walber Paiva nos recebeu prontamente, em meio a seus afazeres cotidianos. Na sua pauta de seu trabalho da semana, constava a instalação da Biblioteca Pública. Um desejo do prefeito Enivaldo dos Anjos, além de ser uma premissa de sua gestão. “Trazer o estudante para um local arejado e apropriado, onde pudesse desenvolver pesquisas e estudos, uma base de informação confortável, que facilitasse a imersão cultural em busca de conhecimentos para os alunos, era o desejo de todos”, declarou o Secretário, satisfeito com a reinstalação da biblioteca.

Ainda, segundo ele, paralelo à Biblioteca, a abertura da Escola de Música, também uma outra exigência do público artístico interessados em adquirir conhecimentos, que vinha aguardando com ansiedade essa iniciativa. Segundo o secretário informou, falta apenas a instalação do ar condicionado para ser anunciada e colocada à disposição da comunidade. Feito isso, será anunciado o reinício das aulas de música.

Outra atividade que foi destaque na semana, ocorreu com a participação da apresentação do Grupo de Capoeiristas, que foram jogar capoeira para o secretário. A exibição teve como propósito, divulgar e promover a arte da capoeira, visando a popularização da arte, que se tornou um bem tombado pelo governo federal e que deve fazer parte da grade curricular da Educação. Dentro desse contexto, cuja a expectativa visa a troca experiências, e, claro, chamar a atenção dos jovens para essa prática saudável, que vai muito além do exercício da luta, mas do esporte, lazer e cultura.

Motivado com a apresentação do grupo, o secretário Walber Paiva informou aos presentes, que o seu desejo maior é colocar as manifestações existentes no município, na grade de programação da Cultura, de modo que o projeto de inclusão que envolve a Educação, Esporte, e Cultura andem lado a lado, promovendo e criando oportunidades àqueles que não têm acesso com facilidade às modalidades que fazem parte do projeto cultural da prefeitura.

Musical dependerá do Edital da Lei Aldir Blanc

A idealização bastante instigante e inspiradora de se criar um espetáculo musical de repercussão nacional, com artistas da cidade (atores, atrizes e músicos instrumentais) é uma das intenções do secretário. A concretização dessa ideia vai, no entanto, depender do tempo hábil para a produção e da publicação do edital, de modo que os preparativos ocorram ainda esse ano.

Etapas que exigem o projeto

A efetivação do projeto musicalizado depende do tempo, da preparação dos componentes do elenco, ensaio dos músicos que tocam instrumentos de metal, percussão, além do arranjo sincronizado.

Depois de afinado o grupo tem-se a parte da produção artística, que envolve o lançamento do projeto, o sincronismo de acordo com o arranjo, ensaios separados e os ensaios com todo o elenco. Como pode-se imaginar o gasto do tempo estima-se uns seis meses de preparação.

Se por um lado, realizar esse intento cultural vai demandar um esforço, além do imaginado, entre um assunto e outro, nasce outras sugestões e possibilidades. Uma delas, referiu-se ao poeta, escritor e romancista, Carlos Drummond de Andrade. Anteriormente, o Secretário Walber Paiva, havia solicitado ver a possibilidade do município de Itabira, ceder livros da obra do Drummond.  Solicitação que me comprometi verificar a possibilidade de enriquecer as prateleiras da Biblioteca Pública de Barra de São Francisco, junto ao superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.  Desejo que poderá evoluir para o campo de um possível intercâmbio cultural entre os dois municípios. Assunto que será também tratado com o Superintendente, Marcos Alcântara.

Antes de encerrar o nosso encontro, deixamos em aberto uma sugestão artística, envolvendo como protagonista do projeto Drummondiar, uma “Carreta Cultural da UFMG”, que oferece vários produtos atrativos aos visitantes, principalmente nesse caso, os alunos da rede de ensino municipal. Junto ao Projeto, uma grade artísticas terá um cardápio recheado de atividades artísticas e culturais acompanhando o projeto da Carreta Cultural.

Com esse intuito sugerido de que ele possa refletir a possibilidade de um evento com essa magnitude educacional e cultural, chamamos a atenção para, ao mesmo tempo lado a lado, iniciarmos um novo tempo para os dois municípios. Um grande evento artístico, musical, exposição, palestra com debate, CineArt Cultural, recitais, corais e muito mais para demarcar e celebrar esse tempo que se apresenta como singular. Enfim, estimular e incentivar a trabalhar para se promover eventos inclusivos, integrativos e interativos.

Por último, agradecemos a boa recepção e a excelente intenção de realizações intercambiais entre as duas prefeituras com pautas que movimentem a troca de experiência e informações.

Cordialmente, Amantino Andrade / José Norberto.