Expectativa é que todas as cidades do estado recebam as vacinas desse primeiro lote até a próxima sexta-feira
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, declarou, durante uma live realizada nesta terça-feira (19), que o processo para que toda a população seja imunizada contra a covid-19 vai ser longo.
“Será um processo longo, talvez mais do que ao que assistimos no início da pandemia até este momento. Dependendo da disponibilidade de vacinas, esse processo pode levar nove, dez, 11, 12 meses”, acredita o governador.
A distribuição do imunizante do novo coronavírus começou nesta terça-feira e deve ser concluída até a próxima sexta. Todos os municípios de Minas Gerais já receberam as vacinas contra a covid-19.
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, apesar do número de vacinas recebidas por Minas, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi um passo importante. Agora, na visão do chefe da Pasta, o país precisa se concentrar na produção de mais imunizantes.
“O passo que nós demos foi muito grande de conseguir a aprovação da Anvisa para a CoronaVac e para a AstraZeneca. A partir de agora, o gargalo que nós temos é o da produção das empresas para a chegada de mais vacinas”, ponderou.
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, também participou da live com o governador e o secretário de Saúde.
O dirigente afirmou que os municípios já estão preparados para receber o imunizante. Lacerda aproveitou para pedir um esforço do Governo de Minas ao Governo Federal neste período de vacinação.
“Os municípios estão prontos para fazer a ponta da linha, que é a vacinação. Agora, nós precisamos esperar do Governo Federal um aporte maior de vacinas. O país tem uma dimensão continental e habitacional muito grande. Então, nós precisamos de muito mais. Contamos com o Governo do Estado para auxiliar o Governo Federal, que está um pouco perdido, a organizar isso (a chegada de mais imunizantes)”, solicitou.
A previsão da Secretaria Estadual de Saúde é que todos os municípios mineiros recebam a vacina contra o novo coronavírus até a próxima sexta-feira.
Itatiaia